Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
São João no barco
E o fogo-de-artifício à meia-noite

A festa da Cidade Invicta baseia-se no convívio com familiares, amigos, vizinhos, conhecidos e até desconhecidos. Saem todos à rua, espalham o fumo dos grelhados pelas ruelas e alegram-se com a presença do próximo.

Existem ainda os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, os vasos de manjericos com versos populares que são uma presença constante, e o tradicional fogo-de-artifício à meia-noite, junto ao rio Douro e à Ponte de Dom Luís I com excelente qualidade.

O fogo-de-artifício durou 20 minutos, ao nível dos melhores no mundo, e desfrutámos deste espectáculo no barco em pleno rio Douro. Nas margens do rio, viam-se os fogareiros acesos dos grelhados tradicionais: as típicas sardinhas e carnes variadas.

Ao fundo, muito distante, nos bairros de Massarelos, Miragaia e Fontainhas, preparavam-se os arraiais populares que ainda fazem animar o povo. Mas também não era preciso, pois a companhia dos colegas no barco foi mais que suficiente para animar esta festa tão vivida pelas gentes do Porto.

Tivemos inclusive a companhia de colegas não residentes no Porto que adoraram a experiência e que se deslocaram de Santo Tirso para comer uma sardinha na companhia do Grupo Desportivo.

Para o ano cá estaremos novamente para a sardinhada, com o Grupo Desportivo.

Por Anacleto Faria, 4-08-2018




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos