Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Herdade do Esporão
Descobrimos o Árabe que deu polémica entre outras coisas…

A Herdade do Esporão tem a maior vinha da Península Ibérica… Mas não é só isso que a Herdade tem…

Tem também uma oliveira milenar, um torreão mourisco de arquitectura única que representa a famosa imagem da empresa e é casa de uma exposição de rótulos originais dos vinhos da Herdade do Esporão, pintados por nomes como Júlio Pomar, Cargaleiro, José de Guimarães, Júlio Resende, entre outros.

Foi aí que descobrimos a história do rótulo que causou polémica nos Estados Unidos ao ser colocado numa garrafa de vinho do Esporão tinto na mesma altura que os atentados às Torres Gémeas. O rótulo era representado por um árabe de turbante e com um copo de vinho na mão (imagem ao lado). Enfim, coincidências bizarras que custaram muito dinheiro à herdade que teve de substituir todos os rótulos das garrafas exportadas…

Antes de almoço, ainda houve tempo de conhecer as caves, a linha de enchimento, os silos de guarda dos vinhos e a área onde o vinho passa de cacho a mosto.

Por último, e para abrir o apetite, esperava-nos uma prova de vinhos (vinho branco da Defesa, bem fresquinho!).

O almoço foi muito bem servido, numa homenagem à gastronomia alentejana e regado com um vinho Rose da Defesa que acompanhou a entrada e o prato de peixe (açorda de poejo com bacalhau) e um excelente Esporão Reserva 2006 que foi parceiro de uma carne de porco do alguidar acompanhada de migas à alentejana.

Mais um passeio gastronómico que nos encheu de vontade para o próximo.

Está na agenda. Fiquem atentos…

Por Pedro Ferreira, 25-05-2010




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos