Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Caminhadas >

imprimir
Porto-Fátima – 1.ª Etapa
... mas com o sol a brilhar

O encontro foi no Largo da Sé, com “partida” supostamente prevista para as 8.00 horas… o que não aconteceu, mas também não é por aí que «o gato vai às filhoses».

Com um vendaval superdesagradável, mas com o sol a brilhar, lá atravessamos nós a Ponte de D. Luís… quase sem conseguir respirar.

A meio da Avenida de Gaia, a paragem obrigatória para o nosso pequeno-almoço da praxe.

Ao contrário do que eu inicialmente pensava, a etapa não foi assim tão má: o meu receio de caminhar por estrada dissipou-se um pouco à medida que nos fomos embrenhando pela serra de Negrelos.

Ficou-me uma dúvida existencial que pôs em causa todo o meu ensino básico: então no mapa de Portugal Fátima fica abaixo do Porto… e a 1.ª etapa foi quase toda a subir???!!! Tenho de rever a minha Geografia.

Apesar de as condições do terreno não serem as melhores foi um percurso bastante tranquilo.

Agora, aconteceu algo de anormal… e extraordinário: apesar de as setas estarem bem visíveis (em árvores, pedras, postes de iluminação, etc.) e das sugestões que nos foram enviadas (certificar-se de que pelo menos um elemento do grupo vai atento ao caminho), o impensável aconteceu!!!!

Ora eu, a Belinha e a Manu, que seguíamos atentas à nossa líder Rosa e ao seu pequeno subgrupo, a dada altura perdemo-los de vista! E quando é que nos fizeram falta?! Quando a fome começou a apertar e não víamos ninguém a parar para comer! Mas, fortes, seguimos na esperança de que fosse só mais um pouquinho, mais uns metros, mais um bocadinho… até que nos demos conta de que estávamos a chegar ao fim da 1.ª etapa, e, pasme-se!, éramos as primeiras!!!!

A chegada a Fiães estava à vista, quando a amiga Célia me liga a saber onde estava eu… pois todo o resto do grupo estava a almoçar calmamente no Mosteiro de Grijó!!!! Ora eu, que fiz os Caminhos de Santiago no ano passado, com estes guias fantásticos e com a líder da frente com uma velocidade e resistências incomparáveis, fiquei perplexa com o que acontecera: pela primeira vez cheguei em primeiro, a “morrer de fome”, e sem qualquer intenção.

E pronto!, lá esperámos pelo resto do grupo, num belo local – a Allirio's Chocolataria, cujo copinho de chocolate cheio de ginja nos aqueceu a alma!!!

E cá vamos nós para a 2.ª etapa, com frio e com chuva ☹… mas tem de ser, e o que de tem de ser tem muita força!!!

Por Sónia Magalhães, 10-02-2023




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos