Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Caminhadas >

imprimir
Crónica da Caminhada de Nossa Senhora do Castelo
Elevado valor paisagístico sobre o vale do rio Vouga

À hora marcada rumámos a Vouzela. O local de encontro com a guia, gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Vouzela, foi na central de camionagem.

Depois de um breve diálogo começámos o nosso percurso, com início na antiga linha do caminho-de-ferro. Depois de passarmos pela Igreja Matriz, com a sua torre sineira no exterior, percorremos o antigo viaduto do caminho-de-ferro, agora adaptado a passeio pedestre ou ciclovia e que é um ex-líbris da vila. Seguidamente o percurso sai da vila por um caminho que vai na direção do miradouro da Senhora do Castelo.

Este troço é caracterizado pelo elevado valor paisagístico sobre o vale do rio Vouga. Poucos metros antes de chegar à aldeia de Calvos deixámos a aldeia e começámos a subida do monte da Nossa Senhora do Castelo. Chegados ao miradouro do mesmo nome, atingimos o ponto de cota mais elevada neste passeio.

Deste local podemos admirar uma bela panorâmica sobre todo o vale do Vouga.

A partir daquele ponto regressámos por um trilho inverso. Este caminho tem a particularidade de seguir o antigo traçado do caminho-de-ferro do Vale do Vouga.

Com cerca de 8 km, esta pequena rota teve início bem no centro da vila de Vouzela, no Parque da Liberdade.

Por Reis Almeida, 8-05-2020




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos