Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Caminhadas >

imprimir
Trilho da Água
O biólogo Nuno explicou toda a fauna envolvente

Debaixo de nevoeiro, pela manhã bem fresquinha, saímos do Porto com destino às Portas do Lindoso, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, concelho de Ponte da Barca.

Fomos amavelmente recebidos pelo nosso guia, Nuno, biólogo, que gentilmente nos explicou a flora, a fauna e a geologia da região: o azevinho, o carvalho, o vidoeiro, o espinheiro e o musgo “filtrador” da água, este último infelizmente já em pouca quantidade, são algumas das espécies que pudemos apreciar.

A fauna com o seu já reduzido número de lobos e a cabra-montês, desaparecida no séc. XIX, mas que reapareceu vinda de Espanha; os tritões, as salamandras ou as rãs, não os pudemos ver uma vez que a água já não tem a mesma qualidade de antigamente.

As características do solo, granítico e xistoso, condicionam o aparecimento de algumas plantas, como o espinheiro.

Apreciámos igualmente a grande beleza natural do Parque Nacional da Peneda-Gerês, causando alguma tristeza as instalações degradadas e abandonadas dos ex-funcionários que trabalharam na construção da barragem do Lindoso, que poderiam ser reaproveitadas para benefício de quem aprecia a natureza.

Continuámos a caminhada até à aldeia, de onde partimos para o almoço. Um repasto apetitoso, debaixo de uma sombra bem agradável no convívio de todos os que participaram nesta caminhada.

Por Paula Sousa, 2-11-2018




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos