Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
Final de Basquetebol do Inatel
Uma participação muito positiva

Terminou mais um campeonato de Basquetebol do Inatel, com a equipa do Grupo Desportivo a classificar-se num honroso 2º lugar da série A2.

A participação da equipa do Grupo Desportivo do BPI foi muito positiva, com 13 vitórias e apenas 3 derrotas nos 16 jogos disputados. Infelizmente estas 3 derrotas arredaram-nos da disputa das fases finais – distrital e nacional.

Só o vencedor de cada série é que passa à fase final e, à semelhança do que aconteceu no ano passado onde também averbámos 3 derrotas, ficámos afastados de outras lutas.

Uma nota adicional sobre o campeonato de Basquetebol do Inatel, que não pretende justificar a prestação ou alguma derrota da nossa equipa, apenas uma reflexão sobre o mesmo:

Existem duas equipas “semi-profissionais”, que normalmente e até com alguma facilidade atingem os primeiros lugares, disputando tanto a fase final distrital como a nacional (após vencerem as equipas campeãs da zona norte).

É recorrente e não podemos deixar de referir que são as melhoras equipas do campeonato, são as que jogam melhor, que marcam mais pontos, as que treinam mais e as que têm uma estrutura mais forte.
São compostas na sua maioria por ex-jogadores profissionais, alguns deles estrangeiros, todos com bastante qualidade, havendo no nosso entender algumas regalias que os fidelizam às equipas que representam.

Por sua vez a equipa do Grupo Desportivo é composta por colaboradores do Banco e familiares, mas conta igualmente com um grupo de amigos que gosta de praticar a modalidade.

Não há remunerações e contamos normalmente com a boa vontade de quem quer ser inscrito no campeonato, assumindo-se no início de cada época o objectivo de vitória nos jogos e prestigiar a camisola do Grupo Desportivo do BPI.

Todos somos voluntários e corremos por gosto, todos temos vida privada, os nossos compromissos e responsabilidades, no entanto todos gostamos de jogar Basquetebol e se não conseguimos melhores resultados, não é por falta de tentativa, mas temos que admitir que há pelo menos 2 equipas melhores.

Os nossos parabéns às equipas vencedoras das séries A1 e A2, Fidelidade e CGD respectivamente.

Por fim, o próprio campeonato do Inatel poderia estar melhor organizado. Sucintamente, o campeonato divide-se em duas fases; os melhores classificados da 1ª fase disputam o acesso às fases finais, enquanto que os restantes disputam o apuramento para a Taça de Reconhecimento.
Ora se para a fase final são apuradas apenas duas equipas, as restantes ficam automaticamente eliminadas. As equipas que tiveram uma prestação inferior na 1ª fase podem no entanto realizar mais jogos e disputar a Taça de Reconhecimento!

Não nos parece justo, visto termos tido uma performance exemplar, com apenas três derrotas, e provavelmente se disputássemos a tal Taça de Reconhecimento sairíamos vencedores!

Não queremos dizer que somos superiores às restantes equipas, apenas questionamos a estrutura e a organização do campeonato.

Vem ajudar-nos a ser uma equipa melhor, a melhor. Participa no Basquetebol do Grupo Desportivo.

Por Jorge Silva, 04-05-2011



Anexos:

Basquetebol Inatel 2010/2011 - Resultados e Classificação




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos