Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
“A chuva não molha Atletas”
Correr pela beleza e aroma da natureza

Pelas 8.30h de Domingo, estava em Telheiras, cheia de entusiasmo para a corrida 20 Km de Cascais, com os meus parceiros de corrida. Parecia uma criança pequena, feliz porque ía experimentar uma “nova brincadeira”, e novas emoções.

O tempo não estava nada famoso, ameaçava chover, e em plena A5 começou a cair com força. Naturalmente que preferia um solinho, mas como dizia na viagem o grande atleta Renato Cruz, “chuva não molha atletas”. E como contra factos, não existem argumentos, já estava mentalizada para fazer a corrida debaixo de chuva. A chuva era apenas uma pequena “contrariedade”.

Sempre a chover, estacionámos os carros, e fomos até ao local para levantar os dorsais. A fila estava grande, e os nossos colegas atletas todos dispersos, à procura de um abrigo para a chuva. Depois de levantar os dorsais com a ajuda do Renato, faltava encontrar os donos de cada um deles. Finalmente, e com muita perseverança do Renato, lá os conseguimos encontrar a todos e entregar.

Quando faltavam cerca de 5 minutos para iniciar a prova, a chuva acalmou e nós ainda não estávamos no ponto de partida da corrida. Apressadamente chegámos ao local, e ficámos no final da fila. Logo de seguida a corrida começou.

A chuva parou e não mais voltou, vento não havia, e no final da prova chegou mesmo a fazer Sol. Apesar do percurso ser praticamente plano, a dificuldade da prova, para mim, estava na distância. Era a minha 2ª prova mais longa. Além de estar sempre acompanhada da minha música, ainda tive o privilégio da companhia do José Gama. Um super atleta que fez questão de não me deixar para trás, e que por causa disso fez um tempo elevado. No entanto tenho plena consciência que sem a companhia e apoio dele, a corrida teria custado muito mais, pois aos 17km comecei a sentir algum cansaço. Nesses momentos ajuda ter companhia, e força psicológica para se pensar “Ora bolas já só faltam 3 quilometros, por isso toca a correr”.

E assim foi…continuámos até à meta e terminei a corrida com 1:48:03 (tempo de chip).

Esta prova tem duas particularidades, que o Renato teve a simpatia de me explicar:
1ª - O nome de todos os participantes da prova do ano anterior sai escrito na T-Shirt que oferecem
2ª - A medalha que oferecem tem uma letra, letra essa que vai variando todos os anos até se concretizar a palavra Cascais.
Desta forma, os organizadores da prova, conseguem dinamizar a prova e motivar os atletas a repetirem-na.

Pelo menos eu irei certamente mais vezes, não só pela T-Shirt, ou pela medalha, mas pela beleza e o aroma a natureza que a prova oferece.

Se tiverem oportunidade, participem no próximo ano!

E para terminar, cada vez mais encaro o atletismo como um desporto de grupo, de equipa, em que as pessoas se apoiam e ajudam, mesmo que não se conheçam.

Ana Paula Fórneas, 14-03-2011




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos