Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
Geo Raid em Montalegre
Prova de aventura que reuniu 300 atletas distribuídos por 150 equipas

O Geo-Raid Series é uma competição de resistência em bicicleta de Todo o Terreno, caracterizada pela dureza e espírito de superação por parte dos concorrentes. Prova inteiramente guiada por GPS, não havendo qualquer marcação no terreno (fitas, setas, etc.), diminuindo, significativamente, o impacto desta prova no território. Os atletas, de ambos os sexos, competem em equipas de 2 elementos, reforçando o factor segurança. As equipas fazem a prova em completa autonomia (alimentar e mecânica), não havendo qualquer reabastecimento durante a prova, existindo apenas uma refeição ligeira de recuperação no final das 2 etapas.

Uma "Beleza Agreste" são talvez as palavras que se adequam ao que se sente na descoberta destas terras mágicas, acentuadas pelo perfil das montanhas que circundam Montalegre. Uma paisagem única e preservada no tempo, livre dos eucaliptais e de outras pragas A exclusividade do Barroso, oferece imagens únicas, seja qual for estação do ano. A neve do Inverno é substituída nos meses mais quentes pelos verdes das pastagens e das folhas dos carvalhos e castanheiros.

Os percursos dos dois dias foram traçados em caminhos de terra e estradões, percorrendo cerca de 115 km na zona noroeste do concelho de Montalegre na 1ª etapa e perto de 70 km na zona nordeste na 2ª etapa. O traçado das duas etapas caracterizou-se pela sua enorme exigência em termos físicos, seja pela sua extensão, seja pelo seu desnível acumulado. Todos foram unânimes em considerar esta etapa muito bonita, a complementar a incursão, no dia anterior, no parque Natural da Peneda Gerês. Ainda assim, logo no primeiros quilómetros, os participantes tiveram que vencer a Serra do Larouco, a terceira mais alta de Portugal. A prova não passou no alto, mas os mais de 1300 m de altitude por onde o trilho levou os atletas chegaram para criar dificuldades a muitos. A prova seguiu depois por diversas aldeias características desta região, com as "lides" habituais do povo barrosão.

O Grupo Desportivo esteve mais uma vez presente com o atletas Luís Martins e Abílio Pereira, que concluiram as duas etapas com um total de 14:39:41h, classificando-se em 86º lugar.

Por Luís Martins, 04-01-2011




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos