Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
Aprenda mais sobre Bowling
Como contabilizar os pontos

Um jogo de bowling consiste em 10 jogadas, com um mínimo de 0 e um máximo de 300 pontos. Cada jogada permite no máximo dois lançamentos, com uma excepção que veremos mais à frente, com o objectivo de derrubar 10 pinos.

Derrubar todos os pinos no primeiro lançamento, significa fazer um “strike”, e aparece um “X” no ecrã do jogo. Neste caso, vão ser somados os pinos derrubados nos dois próximos lançamentos.

Se derrubar os 10 pinos em dois lançamentos, significa fazer um “spare”, e aparece um “/”. Neste caso, vão ser somados os pinos derrubados no próximo lançamento.

Pelo contrário, se após dois lançamentos, existir pelo menos um pino em pé, significa um “furo”, ou seja, não vai beneficiar de pinos adicionais.

Como contabilizar:
- Strike
Um strike vale 10 pontos mais os pinos derrubados nos dois próximos lançamentos. Temos assim, um mínimo de 10 (10+0+0) e um máximo de 30 (10+10+10) pontos.
- Spare
Como vimos há pouco, um spare vale 10 pontos mais os pinos derrubados no próximo lançamento. Temos assim, um mínimo de 10 (10+0) e um máximo de 20 (10+10) pontos.
- Furo
Se não conseguimos um strike ou um spare, o total de pontos corresponde ao número de pinos derrubados nos dois lançamentos. Temos assim, um mínimo de 0 e um máximo de 9 pontos.

Relativamente ao referido no início deste texto, existe uma excepção relativamente ao número de lançamentos em cada jogada, que é a 10ª e última jogada, onde são permitidos um máximo de 3 lançamentos, que permite um máximo de 30 pontos.

É normal alguns jogadores referirem a importância de uma determinada jogada, normalmente a 9ª, mas a verdade é que, todas as jogadas valem o mesmo (máximo de 30 pontos).

Em anexo disponibiliza-se um exemplo de um jogo completo e uma matriz que o desafia a pôr em prática o que aprendeu e a confirmar o resultado de 146 pontos a que, estamos certos, facilmente terá conseguido chegar.

Sendo assim, e uma vez que já sabe como é possível chegar à pontuação máxima, que tal aparecer num dos próximos treinos que temos agendado na Beloura?

Vá lá, saia do sofá.

Por Briano Sousa, 15-05-2015



Anexos:

Exercício de pontuação




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos