Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
25ªedição do Grande Prémio Fim da Europa
Prova obrigatória!

Realizou-se, entre Sintra e Cabo da Roca, a 25ª edição da Corrida Fim da Europa.

Se nunca fez esta prova, aconselho a fazer, pelo menos uma vez…e vai querer repetir.
É, para muitos atletas, uma das provas mais bonitas realizadas em Portugal. O percurso tem início na Volta do Duche, junto à Fonte Mourisca, segue pela Rampa da Pena, Zona Florestal da Peninha, Azóia, e termina no Cabo da Roca.

Mas “não há bela sem senão”. Este provérbio aplica-se a esta prova, que tem um grau de dificuldade elevado, devido à sua altimetria. Sempre a subir até ao km 6, em seguida, 2 km de pequenas descidas e dos 8 até aos 11km voltamos a subir, e muito. A partir daqui, é sempre a descer até ao Cabo da Roca. São 17 Km a respirar natureza e beleza. Diria que é uma espécie de “Trail em Estrada”.

A prova esteve bem organizada, e a divisão da partida por dois turnos (10h e 10h15) funcionou bem para evitar congestionamentos nos primeiros quilómetros.
No entanto, os atletas mais rápidos do segundo turno tiveram que ziguezaguear pelo pelotão dos mais lentos do primeiro turno. Isso prejudicou o desempenho de alguns atletas da nossa equipa, nomeadamente do Carlos Cardoso, que ficou a menos de 2min do 3º lugar do seu escalão (M60).

Uma melhoria para esta prova, seria efetuar a divisão das partidas pelos tempos conseguidos em provas anteriores, com os mais rápidos a partirem primeiro.

Dos 16 atletas que correram pelo Grupo Desportivo, 6 deles iniciaram a prova já com 14 km nas pernas. Deixaram o carro em Azóia e correram até Sintra, fazendo o trajeto inverso da prova. Após esse “pequeno aquecimento”, realizaram a prova num tempo fantástico.
Os restantes 10 atletas da equipa, nos quais eu me incluo, também realizaram a prova com tempos excelentes.

A cereja no topo do bolo foi o belo dia de sol, sem vento, que apanhamos. Sim, acreditem ou não, nem havia vento no Cabo da Roca!

Estamos todos de parabéns, e prontos para o próximo desafio proposto pelo Grupo Desportivo que é já dia 15 de Fevereiro.

Go, Go, Go BPI!

Por Ana Fórneas, 28-01-2015




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos