Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
Afinal há golfe em Belas!
Fofos e BTT fazem um casamento 5 estrelas!

Por momentos chegámos a duvidar da existência de um campo de golfe em Belas... Isto porque até meio do percurso, a única coisa que os 7 aficionados do BTT encontraram foram estradões com muita pedra e pó, cabras (Sim! E em rebanho!), um acampamento de escuteiros e pequenos cursos de água.

Voltando ao início, o ponto de encontro foi no Balcão do BPI de Belas. A primeira paragem, após uns extraordinários 200 metros sempre a subir, foi para nos deliciarmos com os famosos fofos de Belas.

De barriga cheia, seguimos em direcção à primeira queda do dia, ainda por cima foi do nosso guia - o David - que farto de pedalar, resolveu atirar-se para dentro de um curso de água. Sorte ou azar, não acertou no pequeno ribeiro e não se livrou de provar o sabor do chão!

Não satisfeito, 3 quilómetros adiante, numa descida plena de calhau, o David resolve arruinar alguns dos componentes da bicicleta, atirando-se novamente para o chão. Resultado: porta bidon na sucata!

Os quilómetros seguintes decorreram sem percalços, tendo o nosso guia levado o pessoal até ao ponto mais alto deste passeio, onde, e após uma subida bem agressiva, conseguimos vislumbrar pela primeira vez o campo de golfe. Por esta altura devíamos estar a meio do passeio e foi o momento certo para um reforço alimentar, este patrocinado pelo Grupo Desportivo!

Como o sol apertava, a paragem foi curta, e vendo a próxima descida, lá nos atirámos a ela como se não houvesse amanhã, pois de subir estávamos nós fartos.

Durante a descida, um dos participantes furou o pneu de trás. Mais uma paragem.

No ar ouviam-se questões como: Tens câmara-de-ar suplente? Tens a chave para desapertar a roda? E remendos rápidos, tens? Sabes mudar isso? A resposta a todas as perguntas foi: Não, não tenho nada disso.

A sorte foi que os restantes participantes tinham tudo isso e ainda força para encher o pneu.

Resolvido o problema, seguimos para a próxima paragem, mais uma vez porque o jovem que não trazia qualquer material, resolveu repetir a graça e voltar a furar o pneu! Após a mudança da câmara-de-ar em plena subida, e sem qualquer sombra lá prosseguimos com a esperança que esta fosse a última paragem.

Nesta altura o grupo estava fraccionado, não entre fracos e fortes, mas antes entre os que queriam chegar rapidamente ao final para hidratar e os restantes que ainda tinham água. O nosso Guia, um dos que não tinha pressa e gritava para a malta da dianteira: “Na dúvida, o caminho certo é o que for a subir”!

Mas o calor apertava e com tanta paragem houve pessoal que teve de abandonar o passeio a meio, o que obrigou a mais uma paragem para as cordiais despedidas e desejo de boas férias. Mas claro que só foram embora após termos passado um túnel onde aqueles que não dispunham de bicicleta de suspensão total fizeram 100 metros a pedalar de pé!

Após as despedidas, seguimos para o Belas Clube de Campo. "Quanto é um T2 aqui?" "22O mil". "Só?!". "Sim vê no BPI imobiliário!". Foi o diálogo que marcou a passagem pelo Belas Club de Campo.

Depois foi só descer até Belas, passando por um single espectacularmente rápido onde quase atropelávamos os escuteiros em caminhada!

Chegado a Belas foi tempo de hidratar, comprar meia dúzia de fofos de Belas para levar para casa e programar os próximos eventos.

Uma nota final para o nosso guia - o David - que tudo fez para que o passeio fosse bem duro com subidas que, e cito: "esta não é para todos!", mas também contribuiu para que este passeio tenha sido repleto de boa disposição. Obrigado! David!

Infelizmente não posso dizer a distância total do percurso, nem as horas a que terminámos o passeio, já que o meu conta-quilómetros ficou perdido pelos magníficos trilhos de Belas, mas posso dizer, para terminar, que Belas, não è só golfe!

Por Carlos Morais 27-07-2011




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos