Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Viagens em Grupo >

imprimir
Viagem à Rússia Imperial
Moscovo e S.Petersburgo

From Rússia with love, de 10 a 16 de Maio de 2019
Grupo de 21 pessoas apoiado num programa da agência Oásis Travel, focado nos aspectos paisagísticos, culturais, históricos e sociais.
Fomos acompanhados por uma guia, por parte da Oásis Travel, Maria Gisélia Sequeira, competente e atenta a todas as incidências da viagem e por guias locais, o Sergei em Moscovo e o Alexis em S.Petersburgo, que nos transmitiram muitos conhecimentos e informações históricas, culturais, sociais, sobre os regimes, czarista, soviético e o actual capitalista e a dificuldade e o medo de adaptação do povo russo a este último, talvez pela intensa e demorada subordinação aos outros dois.

Em Moscovo, estivemos muito bem alojados no Hotel Radissom Slavianskaia, tivemos uma visita diurna e nocturna, um jantar-cruzeiro pelo rio Moscovo, tendo visitado mais demoradamente o seu centro histórico, o Boulevard Tverskaya, as praças Vermelha e Manege, o túmulo de Lenine (exterior), a Catedral do Manto da Virgem, o Kremlim, incluindo o seu conjunto arquitectónico intramuros, as suas várias Torres (22) e Catedrais ortodoxas, o Centro Comercial Gum, muito antigo mas agora modernizado e com um aspecto muito acolhedor e onde pudemos observar as lojas das grandes marcas comerciais, o Museu da Armaria e as 4 mais emblemáticas estações do Metro que foram um deleite para os nossos olhos.

Como nota, predominam em Moscovo os edifícios estilo monumental, do tempo do regime soviético, muito iguais e da mesma cor, daí a necessidade de uma grande iluminação nocturna que lhes dá uma outra beleza. As ruas e avenidas são muito amplas e com 3 ou mais faixas e com uma característica dominante, todas muito limpas.

Visitámos também a cidade de Sergiev Posad, primeira cidade do "Anel de Ouro", conjunto de cidades a nordeste, capital espiritual e residência do Patriarca ortodoxo e dentro dela o Mosteiro de S. Sérgio.

Partimos ao 3º dia no combóio rápido Sapsan para S.Petersburgo e ficamos alojados no Hotel Novotel Centre.

Em São Petersburgo, visitamos a Fortaleza de Pedro e Paulo (entrada), a sua Catedral (vista exterior), a igreja de Nossa Senhora de Kazan, Palácio Menshikov, a avenida Nevsky e a Catedral de S. Isaac. A visita mais demorada foi ao Museu Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo, com colecções de todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia e do norte de África, espalhadas por 10 edifícios ao longo do rio Neva, com relevo para o Palácio de Inverno residência oficial dos Czares.

Visitámos também a cidade de Pushkin, com relevo para o Palácio de Catarina a Grande, estilo barroco russo projectado por sua filha, a Czarina Isabel, com os seus grandes salões de que se destaca o Salão Âmbar e os seus belos jardins. Passeámos de barco no rio Neva e jantámos num Palácio onde assistimos a um espectáculo muito bonito de folclore russo. Visitámos também a Catedral Ortodoxa do Sangue Derramado e bem próxima uma Catedral Católica.

Como nota, predominam os palácios e a cidade parece Amsterdam na Holanda, com o rio Neva e os seus afluentes a formarem uma grande rede de canais.

Em suma, uma viagem muito agradável, cansativa, bem conseguida e que se recomenda.

Por Carlos Galvão, 17-05-2019




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos