Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
O Mexe no TNSJ
IV Encontro Internacional de Arte e Comunidade

À quarta edição, o MEXE – evento que tem vindo a confirmar a vitalidade de um conjunto de práticas artísticas de cariz comunitário, promovendo o seu intercâmbio nacional e internacional – volta a eleger o TNSJ como parceiro privilegiado.

“Cidade – Corpo Coletivo” é o tema em circulação, transversal a todos os módulos programáticos deste Encontro. Que cidade nos inspirou no passado e que cidade entretanto se “esgotou”? Que cidade procuramos e que cidade construímos?

A resposta a estas e outras perguntas arranca com a exibição de O Que Acontece Quando a PELE se Mexe?, filme de Nuno F. Santos que celebra e documenta dez anos de atividade da PELE, coletivo que vem pensando e agindo na cidade do Porto através de um continuado trabalho de envolvimento das comunidades locais com linguagens artísticas como o teatro, a música e a dança.

Os espetáculos convocados para esta edição tomam a cidade como espaço movente de diferença e conflito, reconstrução e sonho.

La Vida en una Maleta coloca em cena testemunhos de pessoas que deixaram a sua terra natal para se fixarem no bairro de Otxarkoaga, na cidade espanhola de Bilbau.
Em Eles não usam Tênis Naique assistimos ao reencontro de um pai e uma filha, projetado contra o pano de fundo do tráfico de droga numa favela do Rio de Janeiro.
Das periferias das grandes cidades também nos chega Fuenteovejuna, clássico de Lope de Vega interpretado por um aguerrido grupo de mulheres ciganas de El Vacie, bairro de Sevilha.
Quando o Mar é Mais estabelece um diálogo entre o passado, o presente e o futuro de Esposende, cidade de horizonte e mar, de partidas e chegadas, de náufragos e emigrantes.

A par da componente performativa, o MEXE é também palco da segunda edição do Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, fórum onde teóricos e fazedores se reúnem para promover aproximações entre a academia, o meio artístico e a sociedade.

Por Ianos Babcinetchi, 19-09-2017

Programa

IV Encontro Internacional de Arte e Comunidade

21 de Setembro, às 21h00 - Fuenteovejuna
22 de Setembro, às 21h00 - Eles não usam Tênis Naique
23 de Setembro, às 21h00 - Quando o Mar é Mais
24 de Setembro, às 16h00 - La Vida en una Maleta

Realização:
De 18 a 24 de Setembro
Ponto de encontro:
Teatro Carlos Alberto
Valor:
5,00 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
Desconto de 50%*
Recomendações:
*caso a antecedência de aquisição dos bilhetes seja igual ou superior a 48 horas.

As reservas são feitas directamente na bilheteira

Para reservas, contactar a bilheteira: 22 340 19 00, 800 108 675 ou bilheteira@tnsj.pt
Para mais informação contacte:
O Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Teatro Nacional São João
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos