Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Caminhada no Parque Natural de Montesinho
Uma área planáltica sem cumes abruptos

O Parque Natural de Montesinho, uma das maiores áreas protegidas do País, foi criado em 1979, tendo em conta a riqueza natural e paisagística do maciço montanhoso Montesinho-Coroa e os valiosos elementos culturais das comunidades locais ali estabelecidas.

Foi aí que nos propusemos realizar uma caminhada. Partimos do Porto com destino a Bragança, onde pernoitámos, e no dia seguinte, bem cedinho, partimos em direcção à aldeia de Guadramil, princípio da nossa caminhada.

Junto à igreja esperava-nos o professor Valdemar Roca, que muito gentilmente nos acompanhou e foi explicando que esta zona constitui um local de existência do lobo-ibérico (Canis lupus signatus) e do veado (Cervus elaphus).

No fim da caminhada dirigimo-nos à aldeia do Rio de Onor, onde nos foi servido o almoço, preparado pela Associação Cultural e Recreativa de Rio de Onor.

Depois do almoço, o senhor António Preto explicou-nos a tradição da “Vara da Justiça” e mais tarde, o senhor Adílio, habitante da aldeia de Rio de Onor, metade portuguesa, metade espanhola, conduziu o grupo numa visita guiada pelos elementos ligados ao comunitarismo, que outrora caracterizaram esta aldeia.

Percorrer as ruas da aldeia foi como fazermos uma agradável viagem através do tempo.

Por João Gouveia, 19-08-2014




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos