Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Casa Veva de Lima
Um dos segredos mais bem escondidos de Lisboa

Um dos segredos mais bem escondidos de Lisboa é, com certeza, o da Casa de Veva de Lima, um palacete oitocentista às Amoreiras que serviu de residência, já no 2.º quartel do XX, a Genoveva de Lima Mayer Ulrich, uma das figuras emblemáticas da Lisboa da época. Personagem excêntrica, Veva de Lima ali reunia regularmente alguns dos mais influentes intelectuais portugueses, em tertúlias e festas que deram brado e que foram eloquente testemunho dos hábitos sociais e conviviais das elites lisboetas.

Quis a sorte que os ricos interiores da casa – propriedade da Câmara Municipal – se mantivessem intactos, servindo hoje de cenário a uma programação cultural activa, organizada em moldes originais, de acordo com a própria história e a tradição deste espaço único.

À boleia com a colaboração informada e divertida do Dr. Alfredo de Magalhães Ramalho, seu responsável, conseguimos recuperar e entrever a memória dos salões e das festas mundanas promovidas por Veva de Lima…. Como nos faz falta, nesta época de crise, uma animação parecida, para nos fazer esquecer, por momentos, o cinzentismo do dia-a-dia.

Por Miguel Soromenho, 11-08-2013




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos