Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Monsaraz e Alqueva … da Pré-História à actualidade
O horizonte em pleno Alentejo parece infinito…

Monsaraz é seguramente a povoação mais antiga do concelho e uma das mais antigas povoações portuguesas a Sul do Tejo.

A sua ocupação data dos tempos pré-históricos, contando-se nos arredores cerca de centena e meia de monumentos megalíticos. O próprio monte onde foi construída a vila foi provavelmente um povoado pré-histórico fortificado e, no arrabalde, existe uma vasta necrópole rupestre pré-romana, de sepulturas antropomórficas cavadas na rocha viva.

A Vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros, e do castelo foi pouco o que sobreviveu da fortificação primitiva original, podendo ser apreciado um exemplo clássico da arquitectura militar do princípio do séc. XIV.

A Torre de Menagem, construída em granito ainda conserva abóbadas ogivais nos seus dois andares: o térreo, antigo cárcere e depois armazém de armas; o cimeiro, sala nobre da alcaidaria com larga porta gótica e janela.

O crescimento desta pequena povoação, devido ao esforço dos seus moradores no que respeita ao artesanato laneiro e à lavra da vinha, viria a dar origem à criação de uma nova freguesia e em 2007 foi candidata às 7 maravilhas do mundo.

É sem dúvida uma vila histórica onde as suas ruas e ruinas nos levam até tempos idos e as paisagens que se deslumbram encantam sem qualquer duvida os que visitam esta terra.

Bem próximo, situada no rio Guadiana encontramos a Barragem de Alqueva, que sendo a sétima maior barragem de Portugal , é o maior lago artificial da Europa. A sua capacidade, 4.150 hm3, permite a conquista do título de maior reservatório de água português.

A barragem foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica para além de outras actividades complementares.

Diversas infra estruturas foram já concluídas, mas ainda existem vários projectos para o desenvolvimento deste Alentejo interior que nos dias de hoje está a tornar-se num dos destinos turísticos de excelência.

A tranquilidade, aliada às inúmeras actividades e divulgação dos costumes tradicionais e artesanato local estão a tornar do Alqueva um lugar de eleição.

Por Teresa Silva, 16-04-2012

Realização:
23 de Junho
Inscrição até:
15 de Junho
Ponto de encontro:
Sete-Rios (em frente do Jardim Zoológico)
Hora:
9.00h
Valor:
40,00 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
34,00 euros
Inscrição inclui:
Entrada no castelo, almoço e transporte, acompanhamento da visita pelo Prof. Miguel Soromenho
Recomendações:
Inscrições limitadas por ordem de entrada na Secretaria. Grupo máximo de 45 pessoas
Para mais informação contacte:
O Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Grupo Desportivo
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos