Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Motorizado >

imprimir
Maus ventos em Almeirim
Almeirim, ventoso e azarento

Mais uma vez o Grupo Desportivo marcou presença numa prova de resistência, desta vez no Kartódromo de Almeirim para o convívio de S. Martinho.

A experiência do Grupo Desportivo neste tipo de provas, e principalmente os bons resultados já conseguidos nalguns dos mais famosos kartódromos Nacionais, faziam antever uma boa prova em terras de Almeirim.

Com um inicio de dia muito frio, mas já sem a ameaça da chuva por perto, a equipa do Grupo Desportivo constituída por Miguel Chaves, Paulo Santos, João Faria e Pedro Santos definiu desde logo a estratégia para as 6 horas que iria durar a prova.

Não cometer erros, e acima de tudo manter um ritmo estável mas competitivo, era a receita a aplicar para levar de vencida equipas de renome no panorama do karting amador nacional como o Clube Millenium BCP, que aqui se fazia representar com duas equipas, o Virus Kart também com duas equipas e resultados que falam por si, equipas que apresentam no currículo participações internacionais e a equipa da TVI 24.

Inicio dos treinos cronometrados e desde logo fica claro favoritismo de algumas equipas com tempos muito bons mas mesmo assim a equipa do Grupo Desportivo consegue manter o ritmo e obter o 9 lugar para a partida que se iria processar ao estilo de Le Mans!

12 horas em ponto e é dada a mostrada da bandeira Nacional, que nesta prova marcava o início das 6 horas de prova que se iriam seguir. Paulo Santos salta para dentro do kart com o número 12 e lança desde logo um ataque aos lugares cimeiros.

Era importante manter a a calma e os níveis de concentração, para todos os efeitos uma prova de resistência não se ganha nas primeiras voltas e a equipa do Grupo Desportivo sabe bem que pequenos excessos se pagam caro nestas circunstancias.

As primeiras voltas correm dentro do previsto mas ainda durante a 1 hora de prova ocorre o primeiro contratempo...uma penalização por excesso de tempo nos turnos leva a uma paragem nas boxes para um stop and go de 1 minuto...

Escusado será dizer que com o pelotão ainda muito compacto a tarefa do Grupo Desportivo ficou ainda mais difícil com cerca de 2 voltas perdidas com esta penalização.

Daí para a frente era claro que não seriam admissíveis mais erros, mas havia que contar também com o kart e esse decidiu entregar a alma ao criador e deixar o nosso piloto no meio da pista à espera de um kart de substituição.

Mais umas boas voltas perdidas e ficava claro que este não era o dia da equipa do Grupo Desportivo que, com a alma ferida lançou então um ataque feroz conseguindo turnos muito positivos e competitivos que culminaram com muitos lugares recuperados até à 12ª posição final.

Não fossem as incidências menos positivas da prova e alguns azares e a equipa do Grupo Desportivo estaria num honroso 6 lugar.

Por Pedro Santos, 20-11-2012




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos