Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
A 5.ª visita às mais bonitas igrejas do Porto
Viitámos um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal

Realizou-se mais uma visita guiada às igrejas do Porto, sendo a escolhida para este dia de visita a Sé do Porto. Situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal. Na visita foi possível apreciar a beleza e a história por trás desta icónica catedral.

Assim que entrámos no complexo da Sé, fiquei impressionada com a grandeza da sua fachada. As suas torres altas e imponentes são um testemunho da sua importância histórica e religiosa na cidade do Porto.

Ao entrar no seu interior, somos recebidos por um ambiente tranquilo e solene, característico de uma catedral. As suas paredes foram adornadas com obras de arte religiosa, incluindo pinturas, esculturas e vitrais impressionantes.

A nossa guia da visita, a Prof. Maria Santos, investigadora da Faculdade de Letras do Porto, explicou a história da catedral, que remonta ao século XII, quando foi construída durante o reinado do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Desde então, a catedral tem sido o coração espiritual da cidade do Porto e um lugar de peregrinação para os fiéis.

Um dos destaques da visita foi a Capela do Santíssimo Sacramento, com o seu magnífico altar barroco de talha dourada. Fiquei deslumbrada com a sua beleza e a sua riqueza de pormenores. A guia deu-nos conta de que este altar é um dos exemplos mais impressionantes da arte barroca em Portugal.

Outro ponto alto da visita foi a Capela dos Reis, onde estão sepultados os primeiros reis de Portugal, incluindo D. Afonso Henriques. Foi um momento emocionante poder ver o local de descanso final dos fundadores do País.

No final da visita guiada, fiquei com uma sensação de admiração e respeito pela Sé do Porto. É um monumento histórico e religioso de grande importância, que continua a ser um símbolo de fé e devoção para muitos portugueses.

Se ainda não a visitou, recomendo vivamente uma visita.

Por Susana Lobo, 13-05-2023




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos