Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Convento - Colégio do Bom Sucesso
Há mais de 300 anos

Visitámos em 24 de Março a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pedrouços, anexa ao Convento do mesmo nome, onde desde há mais de 300 anos residiam as Irmãs Dominicanas Irlandesas, desde que Filipe II de Portugal autorizou a sua vinda a troco da incorporação de soldados irlandeses no seu exército, espalhado por várias frentes de batalha.

Mais tarde, há cerca de 190 anos foi ali instalado o Colégio interno feminino do Bom Sucesso, dirigido pelas mesmas Irmãs e fruto da generosa doação duma fidalga Portuguesa natural de Atalaia /Alentejo, Senhora de grande fortuna, 2 vezes viúva e que perdeu os 2 únicos filhos muito jovens.

Este Convento e respectiva Igreja ultrapassaram praticamente incólumes às invasões do País, guerras, revoluções, o Terramoto de 1755 e até a extinção das Ordens Religiosas!! Recentemente foi restaurada com o patrocínio dum Fundo Internacional dedicado ao restauro de património de relevo. Nota-se que o restauro não chegou a alguns recantos do Coro Alto. Nada que assuste quem trabalha naquela casa pois é assim a História da sua longevidade.

Finalmente quero assinalar que a lindíssima octogonal e claustro mostram variados elementos decorativos que vão dos azulejos originais do Séc. XVII, altares de talha dourada de vários estilos e épocas, Altar Mor em Prata, quadros e painéis de bons pintores e um Coro Alto imponente. O Colégio tem hoje centenas de alunas dos 3 aos 15 anos em regime de externato.

Por Emília Roque, 17-04-2018




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos