Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Casa- Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Um dos maiores colecionadores nacionais

Há uma tradição antiga em Portugal de associação de médicos notáveis à Arte. Alguns foram historiadores, outros artistas e, outros ainda, colecionadores, nalguns casos reunindo obras que se podem ver hoje musealizadas. Podíamos falar de Abel Salazar, Egas Moniz, Reynaldo dos Santos, Bissaya Barreto, mas quem agora evocamos é Anastácio Gonçalves (1888-1965), grande oftalmologista cuja dedicação ao prazer estético foi tão grande que morreu, literalmente, a sós, no hotel, depois de uma cansativa visita ao Hermitage de São Petersburgo.

Para albergar uma vasta colecção, Anastácio Gonçalves comprou o antigo atelier-residência do pintor José Malhoa, projectado pelo conhecido arquitecto Norte Júnior. Além do cativante edifício, de inspiração Arte-Nova, mostra-se ali um importante acervo de pintura naturalista, porcelana oriental, escultura religiosa, mobiliário e têxteis, compondo um rico interior de uma casa portuguesa, que é ao mesmo tempo reflexo do gosto apurado de um dos maiores colecionadores nacionais da 1ª metade do século XX.

Os colaboradores do Banco BPI que não sejam sócios do Grupo Desportivo, podem aproveitar a campanha de angariação de sócios em curso, com oferta das primeiras seis quotas (quota mensal 1,50 euros), bastando para isso que acedam a “Quero ser sócio” em https://www.gdbpi.pt/main.asp?id=31 , preencham o formulário, submetam-no e pronto já estão a poupar.

Por Fátima Pereira, 26-04-2023


Realização:
10 de Maio
Inscrição até:
3 de Maio
Ponto de encontro:
Casal Ribeiro, junto à entrada do edifício do BPI
Hora:
17,00h
Valor:
15 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
7,50 euros
Inscrição inclui:
Entrada na Casa Museu, seguro e acompanhamento do Prof. Miguel Soromenho
Inscrição não inclui:
despesas de carácter pessoal
Recomendações:
faça a inscrição on line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt.

As inscrições são limitadas.

consulte o regulamento das visitas guiadas, disponível no nosso site em: https://www.gdbpi.pt/main.asp?id=2&parentid=0&detalheid=7030
Para mais informação contacte:
o Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Grupo Desportivo
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos