Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Visita às minas de sal-gema, em Loulé, ...
... e a outro património algarvio

Num dia bonito e com temperatura amena, o grupo, constituído por cerca de quarenta pessoas, rumou ao sotavento algarvio, munido de um programa que se apresentava aliciante e tinha como ponto alto a visita às Minas de Sal-Gema em Loulé, desconhecidas da maioria, senão da totalidade.

Aí chegados, um reduzido número de participantes não desceu; os outros, equipadas a rigor, para cumprimento das regras de segurança, desceram os 230 metros até às minas, percurso que efectuaram em 3 minutos.

Após a visita, do agrado geral, todos regressaram à superfície com a noção de que valeu a pena.

Depois de um agradável passeio nocturno pelos passadiços da praia de Monte Gordo e de um sono retemperador, eis-nos em Estoi para visita à villa romana de Milreu. Trata-se de um importante conjunto arqueológico, famoso devido às termas, ao templo e aos painéis de mosaicos, alguns ainda bem conservados. Deu para observar tudo com atenção e ainda para ouvir as explicações pormenorizadas do Prof. Miguel Soromenho.

Seguidamente, visitámos o Palácio de Estoi, edifício histórico, considerado um dos principais monumentos do Algarve, actualmente transformado em pousada, e seus magníficos jardins.

No último dia, com passagem pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, zona privilegiada para produção de peixes, crustáceos, moluscos e sal, este ainda produzido segundo processos artesanais, chegamos ao castelo, primeira sede da Ordem de Cristo. Aí pudemos desfrutar de uma vista panorâmica de rara beleza, incluindo, na mesma linha do horizonte, o Forte de S. Sebastião.

Percorremos o interior, onde se realiza, anualmente, a feira medieval, visitámos a Igreja de Santiago (já desactivada) e o edifício do paiol. Este foi o que mais atenção despertou, dado se encontrar aí a exposição das réplicas dos instrumentos de tortura utilizados na Idade Média para punir aqueles que haviam cometido qualquer tipo de crime.

Já em Vila Real de Santo António, visitámos a zona histórica da cidade e, seguidamente, almoçámos. Tratou-se de um almoço que, se fosse objecto de classificação, sê-lo-ia com 5 estrelas e que ficou na memória de todos. Parabéns ao Grupo Desportivo.

Concluído o convívio, pela reacção de muitos participantes, expressa no grupo Minas de Sal-Gema que a organização criou no whatsApp antes da viagem, a satisfação foi geral.

Que venha o próximo!

Por Carlos Costa, 10-11-2022




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos