Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Leitura >

imprimir
Ilse Losa, Vida e Obra sob Céus Estranhos
Ensaio Biobibliográfico de Ramiro Teixeira

Ilse Losa. Vida e Obra sob Céus Estranhos, ensaio biobibliográfico de Ramiro Teixeira, possui uma dimensão temporal incomum, abrangendo séculos de História.

Possuindo por referência a obra e a vida da escritora Ilse Losa, uma refugiada alemã que se fixou entre nós, o autor proporciona-nos uma viagem no tempo não só ao redor dos seus escritos, mas também dos preconceitos que com eles se ligam, dando-nos a conhecer aspectos importantes das religiões judaica e cristã, nomeadamente o que as une e as separa, e igualmente as causas políticas e económicas que desencadearam as duas grandes guerras mundiais do século XX.

Em tal trajecto, somos identificados com as causas da queda da República de Weimar, do descalabro financeiro de 1929 nos EUA, do nascimento e progressão do nazismo e da sua obsessão contra os judeus, a par da situação sociopolítica e literária então vivida em Portugal, que nos anos 40 se transformou num porto de abrigo, provisório e nalguns casos definitivo, de refugiados judeus.

Ainda a propósito da obra e vida da escritora, dá-nos o autor a conhecer o perfil de algumas das figuras marcantes desse mesmo século, como é o caso do pintor Alvarez, a par da memorização de aspectos citadinos do Porto, particularmente a vivência nos seus cafés onde então toda a vida social se concentrava, e uma breve sinopse sobre a literatura infanto-juvenil, nela enquadrando a participação da escritora neste outro segmento de literatura.

Por Amilcar Ferreira, 23-05-2014

Realização:
30 de Maio
Ponto de encontro:
Fundação Eng. António de Almeida
Rua Tenente Valadim, 325 - Porto
Hora:
18.00h
Valor:
Entrada gratuita
Para mais informação contacte:
O Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Grupo Desportivo
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos