Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Espectáculos >

imprimir
Simplesmente Maria
Um espectáculo do universo radiofónico dos anos 70

Lisboa, Primavera de 1973, num estúdio de rádio. Os actores chegam para mais uma gravação de um novo folhetim. Durante meses, interpretarão vários papéis e alcançarão o sucesso nacional.

O país fica de ouvido colado às telefonias e a venda de rádio transistor dispara. Por todo o lado, até na praia, os ouvintes escutam a voz de Maria, por quem se enamoram, e de todos os actores, chegando a confundir ficção com a realidade.

Os actores vivem entre papéis que estudam para cada episódio e toda a sonoridade própria de quem vive a rádio por dentro e por fora, envolvidos por música, jingles, noticiários. A sonoplastia das suas vidas tem o ritmo do quotidiano, não faltando espaço para o amor e para a comédia.

Simplesmente Maria é um espectáculo criado a partir do universo radiofónico dos anos 70 e inspirado nos folhetins de rádio-teatro.

Conta a história de Maria, rapariga da província que leva uma vida feita de amor, luta, desgosto e de grandes conquistas, cruzando esta trama radiofónica com o quotidiano da época, através das estórias ficcionadas dos actores que a interpretam. São, por isso, frequentes as referências a este género teatral e suas técnicas – nomeadamente as de sonoplastia que são
executadas ao vivo – e ao período que antecedeu o 25 de Abril.

Com este espectáculo devolve-se à memória colectiva um momento que transportará o espectador para um Portugal não muito distante, transformando espectadores de teatro em ouvintes e ouvintes em espectadores de teatro.

Simplesmente Maria, não representa o folhetim de sucesso da altura, mas é antes uma viagem ao tempo do teatro radiofónico, do ié-ié, das vozes, da Lambretta, do Parque Mayer, das tertúlias, do Ultramar, e de um Portugal que, vivendo amarrado a uma ditadura, encontrava forma de continuar a respirar até se libertar.

Por Pilar Batoreu, 27-01-2013


Programa

Ficha artistica

Criação: Mirró Pereira
Actores: Ana Lopes Gomes, Carolina Parreira, Daniel Moutinho, Joana Barros, Pedro Luzindro e a participação especial de Sofia Ramos
Vozes: Anabela, Bernardo Gavina, José Neves

Realização:
7 a 24 de Fevereiro
Ponto de encontro:
Teatro A Barraca, no Largo de Santos em Lisboa
Hora:
21.00h, à 4.ª e 5.ª feira e ao Sábado
19.00h e 22.45h, à 6.ª feira
17.00h ao Domingo
Valor:
5Vários
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
Desconto de 25%
Recomendações:
Desconto de 25%, mediante a apresentação do cartão de sócio do Grupo Desportivo

Informações e reservas 93 902 44 66

Levantamento de bilhetes: de Quarta a Domingo, 1.30h antes de cada sessão

M/12 Anos
Para mais informação contacte:
O Grupo Desportivo
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos