Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Cursos Formação >

imprimir
Proteja o seu ADN
Sumo verde natural de couve

Manter um estilo de vida saudável não é só sinónimo de uma alimentação baseada numa dieta e na prática frequente de desporto.

Somos cada vez mais bombardeados por agentes nocivos externos, como a poluição, radicais livres e outros químicos presentes em vários meios. Por isso, é cada vez mais importante efectuar com alguma regularidade uma profilaxia desintoxicante destes agressores.

Pesquisas recentes evidenciam que os fitonutrientes presentes na couve actuam de uma forma muito mais profunda na protecção do nosso ADN do que se pensava.

Estes compostos altamente reactivos, como os indóis e os isotiocianatos, inibem a mutação do ADN, através da desintoxicação celular, eliminando compostos nocivos como os radicais livres e as toxinas, incluindo agentes cancerígenos. Esta é uma das razões por que os vegetais crucíferos, como a couve, parecem reduzir com maior eficácia o risco de cancro do que quaisquer outros legumes ou frutos.

A couve é fonte de fibras e vitamina C
A couve tem mais vitamina C do que as laranjas. A vitamina C, sendo um dos melhores antioxidantes, reduz os radicais livres no organismo, que são também as causas básicas do envelhecimento. Além disso, é muito útil no tratamento de úlceras, certos cancros (próstata e mama), depressões, fortalecimento do sistema imunológico e combate à tosse, cicatrização de feridas e tecidos lesados, bem como no bom funcionamento do sistema nervoso.

Segundo um estudo recente da Food Science and Technology, os antioxidantes polifenóis abundantes na couve, em especial as antocianinas, podem proteger as células do cérebro contra os danos causados pela proteína beta-amilóide – a principal responsável pela morte da célula oxidativa – e assim evitar o aparecimento da doença de Alzheimer.

Portanto, inove nos sumos que faz e proteja-se com os sumos que bebe. O sumo verde natural de couve é uma bebida fresca e deliciosa, que vai deixar o seu organismo mais forte que nunca.

Experimente, tem tudo de bom!

Ingredientes:

•1 folha grande de couve-portuguesa (ou couve-galegã)
•¼ abacaxi sem casca
•1 maçã verde (preferencialmente Granny Smith) c/ casca
•½ pepino com casca
•1 limão pequeno sem casca
•1 laranja sem casca
•gengibre q.b.
•4 colheres de sobremesa de frutose (opcional)
•½ copo de água gelada

Preparação:

Introduza na Bimby os ingredientes todos cortados em pedaços, uma noz de gengibre e as 4 colheres de frutose. Adicione a água gelada e programe 40 seg./vel. 5, e em seguida mais 30 seg./vel. 10.

No final, faça por 3 ou 4 vezes o processo de filtragem do conteúdo através de um pano fino, até extrair todo o sumo e ficar com a polpa sólida (que pode utilizar para fazer doce).

Sirva e beba à discrição.

Por António Rosa, 12-08-2014




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos