Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cursos Formação >

imprimir
As nossas obras
Pintura Porcelana Formaçãp

Porcelana é uma variedade de cerâmica dura e resistente, branca, às vezes translúcida, que é preparada a partir de uma mistura de caulino, feldspato e quartzo.

Todas as evidências apontam para o surgimento da porcelana na China, e lá se difundiu, por volta do século XVI, para a Coreia e o Japão.

Desde o século XVI, graças às importações pelas Companhias das Índias, a produção europeia limitou-se a copiar toscamente a porcelana oriental.

As técnicas entretanto evoluíram em Inglaterra, Portugal, Espanha e especialmente na Alemanha, e, com a prospecção de novas jazidas de caulino, no final do século XVIII a porcelana começava a equiparar-se à qualidade da produção oriental.

A decoração da porcelana é feita de diversas formas: com o uso de pintura à mão livre, uso de estanhola (molde vazado), a aplicação de decalque e a de filetes. Algumas peças recebem mais que um processo durante sua decoração.

Como o processo de decoração feito com pintura manual necessita de artesãos muito qualificados, e maior tempo de execução, já não se pratica em larga escala, excepto em algumas (poucas) fábricas, que têm na decoração manual o seu diferencial.

Por Pilar Batoréu, 11-08-2013
~




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos