Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cursos Formação >

imprimir
As nossas obras
Registos

Vamos passar a divulgar com mais pormenor os trabalhos que são efectuados pelos alunos dos cursos de formação artística do Grupo Desportivo.

Através da revista Associativo a divulgação dos cursos e das obras chegará a todos sócios, tratando em cada número um determinado trabalho com mais pormenor para que os sócios de todo o País fiquem a conhecer o nosso trabalho.

Começamos com os registos e um pouco da sua história. São muitas as designações que podem dar-se aos registos religiosos.

Há quem lhes chame memórias ou saudades, pois guardam memórias e saudades de determinados momentos, como, por exemplo, as que são realizadas com pagelas de baptismos, primeira comunhão, crisma, matrimónio, etc., outros ainda dão-lhes o nome de lâminas.

São, contudo, mais conhecidos por registos ou registros.

A arte dos registos é uma velha tradição portuguesa de origem conventual.
Alguns serviam muitas vezes para marcar a página de um livro de oração, missal, ou Bíblia, e eram registos de uma passagem que se lia muitas vezes.

Outros eram por vezes entregues aos cuidados de irmãs religiosas, que elaboravam os tais registos com adornos e tecidos raros que sobravam da
paramentaria, e os emolduravam, passando a decorar paredes das casas
médias e ricas e funcionando como símbolos de protecção.

Por Pilar Batoréu, 8-05-2013




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos