Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Trouxas de Peru com tangerina e compota de Fisális
Dar as boas vindas a 2018!

O início de cada ano é sempre a altura em que fazemos balanços, reequacionamos hábitos e definimos novas metas e objectivos em várias áreas do nosso quotidiano. 2018 não foge à regra. É sempre benéfico fazer pequenas alterações positivas nos nossos hábitos alimentares, ser criativo e diversificar não só ingredientes que compramos, mas também nos pratos que elaboramos.

O peru é uma carne magra, neutra e muito permeável a qualquer tempero que se possa dar. Ideal para ser cozinhada de várias formas, o truque está sempre em manter o seu equilíbrio de humidade para se manter tenra e suculenta na hora de ser saboreada.

Arrisque em fazer umas trouxas de peru aromatizadas com sumo de tangerina e experimente a fantástica viagem de sabores quando liga esta carne com uma boa compota de fisális.

Surpreenda-se a si e à sua família! Bom ano e bom Apetite!

Ingredientes (6 doses):
•1 perna de peru com pele (aprox. 1,5kg)
•sumo de 4 tangerinas
•1 limão
•60 ml de azeite extravirgem
•2 folhas de louro
•1 colher de café de pimentão-doce
•4 dentes de alho
•1 colher de chá de vinagre
•sal e pimenta rosa q.b.
•2 colheres de sopa de vinho branco

Preparação:

Nesta receita a Bimby apenas servirá de robô acessório.

Faça o sumo da tangerina, colocando as mesmas descascadas no copo da Bimby e programe 25 seg./vel.6. Utilize um pano fino para coar o sumo e separar toda a fibra.

Tempere a perna de véspera: num recipiente hermético, coloque a perna de peru inteira.

Num almofariz deite 1 colher sopa de sal, a pimenta, 2 alhos e o pimentão-doce, e misture até obter uma massa. Com as mãos envolva o peru com esta massa, adicione o louro e regue por cima com o sumo de tangerina, umas gotas de limão e o vinho. Deixe a repousar no frigorífico durante a noite.

Num tacho grande onde possa caber a perna de peru inteira, deite o azeite e os 2 alhos restantes. Deixe alourar e introduza a perna escorrida do molho do tempero. Deixe cozinhar 15 min de cada lado para tostar a pele, e ao fim de 30 min junte todo o molho do tempero e deixe mais 15 min sem tampa até apurar e a carne estar tenra. Desfie pequenos pedaços de peru e prenda-os com tiras da pele tostada.

Sirva com puré de batata (receita do livro base da Bimby) e com uma compota de capuchos (fisális) que pode encontrar em mercados que tenham produtos regionais dos Açores.

Por António Rosa, 2-02-2018




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos