Secretaria   Galeria   Pesquisa   Mapa do Site   Contactos
 
ApresentaçãoSobre nósRevistaImpressosAdmissão de Sócio Newsletters

Recreativo
Calendário
Cultura
Desporto
Férias e Viagens
Parceiros
Vida Associativa
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Na rota da Oliveira e do Azeite
No âmbito dos passeios à Quinta(-feira)

Este é um passeio pela rota da oliveira e do azeite, pela Terra Quente Transmontana, no âmbito das visitas à Quinta(-feira)

A oliveira é uma das mais antigas referências documentadas. Trazida para a península pelos fenícios e gregos, a esta região deve ter chegado mais tarde, já pela mão dos romanos, com a generalização da produção do azeite.

Esta espécie prefere terrenos secos e rochosos e o clima mediterrânico, adaptando-se bem às pendentes marginais dos cursos de água que se encaminham para o Douro, na transição da Terra Quente para a Terra Fria, designadamente em Santulhão, que deu o nome a uma variedade local de azeitona - a santulhana, e em Lampaças, nas imediações de Izeda, onde se desenvolvem extensos olivais com um rigoroso ritmo de plantio.

Já nas encostas mais agrestes a plantação é feita ao covacho, emergindo cada árvore de uma caldeira murada que a protege. O efeito na paisagem deste meticuloso trabalho é surpreendente.

As azeitonas são colhidas pelo inverno por sacudimento mecânico ou por varejamento quando se pretende um azeite de melhor qualidade. Depois são lavadas, trituradas e prensadas no lagar, recolhendo-se o azeite.

Curtidas em salmoura com a drupa desenvolvida ou descaroçada para alcaparras, são também um complemento importante da gastronomia transmontana.

O azeite de Trás-os-Montes está inscrito desde 1996 no registo comunitário das denominações de origem.

Por Francisco Ribeiro, 24-01-2018

Programa

8.30h - Saída do Porto em direcção a Vila Real, passando por Murça, Mirandela com visita ao Museu da Oliveira e do Azeite e Podence com passeio panorâmico

13.00h Almoço, visita ao Museu do Careto e continuação até à Barragem do Azibo com pequena paragem. Segue-se para Romeu com visita ao Museu das Curiosidades.

Regresso à origem.

Realização:
8 de Março
Inscrição até:
2 de Março
Ponto de encontro:
Junto ao Café Capitólio
Hora:
8.30h
Valor:
58,00 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
48,00 euros
Inscrição inclui:
Transporte em autocarro de turismo, guia cultural, seguro de viagem, 1 refeição, visitas aos Museus: da Oliveira e do Azeite, do Careto e das Curiosidades.
Inscrição não inclui:
Despesas de carácter pessoal
Para mais informação contacte:
Faça a inscrição on-line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt

Número mínimo, 30 pessoas
A organização técnica é da responsabilidade de:
Ponto por Ponto, rua Cidade de Espinho, 3 – r/c – 5000-611 Vila Real, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Vila Real, e com o RNAVT nº 3645
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)