Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
S. João no Porto, uma visão gastronómica
'Visita' à história da tradição

Porque estamos no mês do santo, fomos visitar o S. João no Porto. No fim jantámos sardinhas, uma tradição que muita gente pensa que vem de longe.

A visita permitiu conhecer o Porto do S. João e deixarmos de ser ignorantes. Ficámos a saber que em 1947 começaram a aparecer as sardinhas assadas nos Jardins do Palácio de Cristal, hábito que veio revolucionar o ambiente gastronómico do S. João.

Na famosa Feira Popular do Palácio o preço do carneiro terá atingido um valor tão elevado, que alguns comerciantes começaram a passar a ideia da sardinha com broa e pimentos. Por causa disto quase acabavam com a tradição do carneiro!

O único doce associado ao S. João era mesmo chamado de Bolo de S. João. Quando começou a tradição? Não se sabe (como sempre), mas o JN de 24 de Junho de 1910, já falava do Bolo de S. João que estaria à venda na Confeitaria Costa Moreira, no Largo de S. André.

Nos anos 30 (33, 34) do século XX, começaram a aparecer as farturas, nas Fontainhas, importadas de Lisboa, onde já eram vendidas desde pelo menos 1902.

Já nos anos 70, começou, também, a haver um concurso gastronómico inserido nas festas da cidade chamado Hoje há Tripas.

Fiquem a saber!

Por Januário Ambrósio, 10-08-2016




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos