Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Manjar de Requeijão e Leite de Coco com Doce de Abóbora
Bons motivos para cozinhar, degustar e cuidar da sua saúde!

Quem lê as minhas receitas sabe a priori que o meu conceito de gastronomia passa exclusivamente por ingredientes saudáveis, não processados e de composição simples, que possam ter uma função causa-efeito: proporcionar satisfação degustativa e bem-estar emocional; e um efeito profiláctico geral ou específico de alguma doença/estado de saúde.

Em notícias recentes sobre o estado de saúde global, fiquei surpreendido em constatar que a osteoporose está a crescer de uma forma alucinante, sendo considerada já o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.

Esta perda gradual e diminuição da absorção de minerais de cálcio, mais predominante no sexo feminino, está relacionada com alguns factores de risco, como o histórico familiar de osteoporose, vida sedentária, fumo ou álcool em excesso, certos tipos de medicamentos/doenças e sobretudo com a má alimentação e a baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D.

O Manjar de Requeijão e Leite de Coco com Doce de Abóbora é uma entrada/sobremesa muito saborosa, saudável, de baixo índice calórico e adequada para ajudar na prevenção da osteoporose.

Em comum, todos os ingredientes têm doses generosas de sais minerais, cálcio e fósforo. Em particular, o requeijão é o mais saudável do segmento dos queijos, com pouca gordura e rico em proteínas e vitaminas (dos complexos A, B e D). O ácido láurico presente no leite de coco tem propriedades antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante no combate dos radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidativo celular e o envelhecimento precoce.

Por fim, a abóbora e as nozes são ideais para uma dieta equilibrada, que, além do cálcio, têm niacina e vitaminas A, E e C.

Em suma, tem todos os motivos para cozinhar, degustar e cuidar da sua saúde!

Bom apetite.

Ingredientes:
5/6 pessoas

•3 embalagens de requeijão de ovelha de Seia 200g/cada)
•1 iogurte grego (natural)
•1 embalagem de leite de coco (200 ml)
•4 folhas de gelatina
•1 colher de sopa de açúcar mascavado

Preparação:
Deixar o requeijão, os iogurtes e o leite de coco de véspera no frigorífico para ficarem bem frios, e 10 min. antes de começar a preparar o manjar, deverá pô-los no congelador.

Demolhe as folhas de gelatina durante 5 minutos em água fria.

Deite no copo da Bimby o requeijão, os iogurtes, o leite de coco e o açúcar, e programe 3 min./vel. 5.

Escorra a água das folhas de gelatina e ponha durante 1 min. no microondas a uma temperatura média para se dissolverem por completo. Se ao fim do tempo ainda não estiverem completamente desfeitas, repita o procedimento por igual período de tempo.

Quando faltar 1 min. para o tempo acabar na Bimby, verta a gelatina derretida em fio através da abertura da tampa.

Unte uma forma rectangular com um pouco de óleo e encha com o preparado. Leve ao frigorífico por 4h e desenforme em água tépida.

Cubra toda a superfície com doce de abóbora e decore com nozes e canela.

Por António Rosa, 14-05-2016




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos