Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Em Chaves com os reformados
Com uma incursão a terras de Espanha

A simpática cidade transmontana de Chaves acolheu o encontro de reformados, e assim tivemos oportunidade para conhecer a sua rica paisagem, bem como o património e a gastronomia, afinal partes integrantes de uma cultura rica e antiga.

Antes de rumar a Chaves, pudemos visitar as famosas seis pontes do Porto. Nesta pequena viagem fluvial não faltou um sol esplendoroso, que bem mostrou a paisagem e a luz única da Ribeira.

Nas Termas de São Vicente abordámos uma lauta refeição e pudemos em seguida conhecer as instalações e as aplicações clínicas daquelas águas terapêuticas.

Já em Chaves, a nossa jornada continuou com a visita ao Forte de S. Francisco e ao respectivo convento quinhentista; um passeio pelo centro histórico, com as suas ruelas estreitas, a Misericórdia e a Torre de Menagem do castelo medieval, a lembrar a todos a relevância desta cidade de fronteira.

Uma incursão a Verín e ao castelo de Monterrey, já em Espanha, e um passeio rápido a Vidago concluíram o nosso encontro, abrilhantado pela prova de muitos dos produtos que fazem de Trás-os-Montes um dos bastiões das nossas melhores tradições culinárias: o famoso presunto, as suculentas alheiras, farinheiras e demais enchidos, o “fiel amigo”, em bolinhos ou com broa, a doçaria e os bons vinhos regionais…

É caso para dizer que nem só de águas vive Chaves!

Por Miguel Soromenho, 04-11-2012





Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos