Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Caminhadas >

imprimir
Passeio às salinas de Rio Maior
Água 7 vezes mais salgada que a do mar

O grupo de participantes para o passeio às salinas de Rio Maior partiu pontualmente, e após uma breve paragem a meio do percurso, chegou ao destino, onde nos aguardava uma guia que ficou à nossa disposição.

Foi-nos explicada a razão de existirem estas salinas, a 30 km do mar.

Desde o século XII (ou até antes) que existem estas salinas, únicas no interior de Portugal. A água vem da serra dos Candeeiros, que tem muitas rochas calcárias e é encaminhada em cursos subterrâneos, passando por uma jazida de sal-gema, com destino a um poço nas salinas. Chega 7 vezes mais salgada que a água do mar.

Deste poço é distribuída pelos diversos talhões, feitos em pedra e cimento, pouco fundos.

Por acção do sol e do vento, a água evapora-se, deixando em depósito o sal. Claro que este processo acontece só durante o período seco. No Inverno as salinas não funcionam.

Ao lado estão as casinhas rústicas, todas de madeira, incluindo as fechaduras e as chaves, o que para nós foi uma surpresa e que são utilizadas para vender petiscos, recordações, cafés e sal.

Valeu a pena a visita a este imóvel de interesse público.

Seguimos depois em direcção à zona de Porto de Mós para o almoço no Restaurante D. Abade.

À hora prevista regressámos ao Porto.

O Grupo Desportivo agradece a todos os participantes, por este dia muito bem passado, com cultura e muita boa-disposição.

Por Raul Soares, 4-08-2018




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos