Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Caminhadas >

imprimir
Terras do Queijo, Pão e Vinho
Arrábida, Serra do Louro, Palmela

Na Serra do Louro encontramos uma riqueza arqueológica única dos períodos muçulmano, romano e idade do ferro, bem como as estranhas gravuras nas rochas e as importantes Sepulturas Colectivas Calcolíticas, com mais de 4000 anos, onde tudo aconteceu.

Impressionantes são também os bancos de ostras e corais fósseis num percurso onde se avistam as principais pastagens da ovelha saloia que fornece o leite para a fabricação do Queijo de Azeitão, produzido em grande quantidade na Quinta do Anjo.

Vigilantes, os moinhos de vento marcam o seu tempo e a paisagem e deixam-nos passar, sobrevivendo alguns deles à ruína.

Assuntos de interesse: Quinta do Anjo, Ovelha Saloia, Queijo de Azeitão, Lenda da Fonte do Anjo, Vinhas do Moscatel de Setúbal, Minas de Água, Moinhos da Sapec, História e Funcionamento do Parque Natural da Arrábida, Banco de Coral Fossilizado, Escultura de sacrifícios rituais da Serra do Louro, Gravuras de caveiras, datas e cruzes (século XVIII) na rocha da Serra do Louro, Marcos Geodésicos, Banco de Ostras Fossilizado da Queimada, Povoado da Queimada, Povoado de Chibanes, Moinhos Vivos da Biosani, Reserva de Burros, Sepulturas Colectivas Pré-históricas da Quinta do Anjo.

Informações Técnicas:
Tipo de percurso: Circular.
Meio: Rural e Natural.
Distância: 10Km Aproximadamente
Duração aproximada: 4 horas.
Desnível máximo: 124m.
Subidas: Uma longa, mas suave.

Por Rui Duque, 03-10-2013


Realização:
26 de Outubro
Inscrição até:
23 de Outubro
Ponto de encontro:
Em frente à sede da junta de Freguesia da Quinta do Anjo, Palmela.
Hora:
10.00h
Valor:
8,00 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
6,00 euros
Inscrição inclui:
Companhia de um monitor SAL ao longo de todo o percurso.
Inscrição não inclui:
Os abastecimentos que decida fazer.
A propósito disso:
Tem no local de partida/chegada a Loja Afinidades da Casa Agrícola Horácio Simões, especializada em produtos regionais de elevada qualidade - vinhos, moscatel, queijo de Azeitão, bolos, (...). Não perca.
Recomendações:
Localização: Em frente à sede da junta de Freguesia da Quinta do Anjo, Palmela. Cruzamento com semáforos, frente à farmácia e ao Restaurante Alcanena. Coordenadas geográficas (GPS): N38º34'02' W08º56'30'

Acesso: Vindo da auto estrada do Sul (A2), sair no nó de Palmela e seguir para Palmela. No Largo do Chafariz, onde se situa a estação rodoviária, existem duas rotundas. Não contornar nenhuma e seguir na direcção da Quinta do Anjo. Se vier de Setúbal, faça o mesmo. Vindo pela estrada nacional 10, de Azeitão, após passar as Adegas José Maria da Fonseca (novas), desviar à esquerda na direcção de Palmela e Quinta do Anjo.

Onde estacionar: O melhor local é ao cimo da rua da Junta de Freguesia, junto à Sociedade de Instrução Musical. Chega lá, entrando pela perpendicular à estrada nacional que se segue à do cruzamento, para quem vem de Palmela.

Atenção: A realização deste passeio coincide muitas vezes com festas da Quinta do Anjo, pelo que o estacionamento pode ser mais complicado. Chegue ao local com antecedência.
Para mais informação contacte:
O Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
SAL
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos