Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Caminhadas >

imprimir
Pelas Águas de Monsanto
Tanto para apreciar e admirar

«...melhorar o clima da cidade, protegendo-a dos ventos e beneficiando-a com um parque monumental...», assim escrevia o Tenente Coronel Linhares de Lima, Ministro da Agricultura em 1929.

E nos anos trinta do século XX, eis que começa a nascer o local por onde caminhamos, procurando novos recantos de verde por entre histórias e esforços de gerações.

Do querer ao fazer, eis que temos em plena Capital de Portugal, cerca de 900 hectares de pulmão verde, atravessado pelo emblemático aqueduto das Águas Livres e por mil trilhos, onde saltitam esquilos, esvoaçam gaios e se cruzam gerações.

Por Rui Duque, 18-02-2013

Programa

Assuntos de interesse: História e características do Parque Florestal de Monsanto, personalidades mais importantes ligadas ao PFM: Coronel Linhares de Lima, Engenheiro Duarte Pacheco, Arquitecto Keil do Amaral, Geologia e Geomorfologia de Monsanto, Pedreira da Serafina – Parque da Pedra, utilização militar e defensiva de Monsanto, história e problemas do Clube Português de Tiro a Chumbo, esquilos em Monsanto,Palácio e História dos Marqueses de Fronteira,aqueduto das Águas Livres.

Tipo de percurso: Circular.
Meio: Natural.
Distância: 7 Km A verificar GPS.
Duração aproximada: 3 horas.
Desnível máximo: 85m.
Subidas: Algumas moderadas. Duas mais exigentes.

Realização:
5 de Maio (domingo)
Inscrição até:
30 de Abril
Ponto de encontro:
Parque de estacionamento de acesso ao Parque da Pedra, antiga pedreira da Serafina.
Coordenadas geográficas (GPS): N38º43'55' W09º10'37'
Hora:
10.00h
Valor:
8,00 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
5,00 euros
Recomendações:
Acesso: Entre no Parque Florestal de Monsanto pela Rotunda da Cruz das Oliveiras (acesso pela A5) e siga em direcção à área militar e cadeia. Na cadeia vire à direita e desça até ao cruzamento onde deve virar à direita em direcção ao Parque da Serafina. Depois não vire para o estacionamento e acesso ao Parque que encontra logo à sua direita, mas siga em frente e deverá contornar o Parque (tem uma curva apertada à direita) até encontrar um desvio apertado (em gancho) à esquerda e encontra o estacionamento do Parque da Pedra.

Faça os seus abastecimentos previamente, porque não é possível fazê-lo no local.
Para mais informação contacte:
O Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
SAL - Sistemas de Ar Livre
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos