Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
24 horas de Batalha
Experiência e motivação!

Decorreu no passado dia 31 de Maio a 18ª edição das 24 horas da Batalha, mítica prova de resistência do karting amador nacional e mais uma vez a Equipa de Karting do Grupo Desportivo disse “presente”!

Como sempre o Grupo Desportivo teve grandes expectativas para esta prova, e a qualidade dos pilotos que defendem as suas cores é sempre garantia de um desempenho profissional, dedicado e com grande foco no objectivo definido.

A experiência que o Grupo Desportivo tem vindo a acumular em provas de resistência faz com que o objectivo seja cada vez mais ambicioso e, face aos últimos resultados obtidos, um lugar no Top 5 era possível.

Os treinos cronometrados tiveram início às 10.00h de Sábado e o objectivo era conseguir um bom tempo nas primeiras voltas para poupar o Kart e combustível e assim conseguir ter alguma vantagem na estratégia de boxes.

Esse objectivo foi cumprido logo nos primeiros minutos dos treinos com o 6º melhor tempo em 30 equipas participantes, mas fruto de penalizações aplicadas a algumas equipas, o Grupo Desportivo acabou por ficar com o 4º lugar na grelha de partida!

Com este resultado as expectativas ficaram ainda mais elevadas e o objectivo principal para a corrida passava por conseguir impor um ritmo constante e seguro, por forma a evitar erros e penalizações. As 24 horas são uma prova de consistência e concentração e não de sprint pelo que nada se ganha nas primeiras voltas, mas tudo se pode perder.

A tradição foi cumprida e a partida ao estilo Le Mans deu-se às 13.00h em ponto!

O primeiro turno foi fantástico com o Grupo Desportivo, a fazer a primeira troca de pilotos na liderança da prova. Os turnos foram-se sucedendo e o Grupo Desportivo rodava consistentemente no Top 5 portanto dentro do objectivo estipulado.

A verdade é que a corrida era longa e os problemas mecânicos são sempre uma possibilidade. Infelizmente o Grupo Desportivo não conseguiu escapar a esses azares e a determinada altura o kart começou a perder rendimento e deixava de ser possível acompanhar a concorrência principalmente nas zonas mais rápidas do circuito. O objectivo era agora o de perder o mínimo de tempo para a concorrência e tentar garantir um lugar no Top 10.

A performance do kart começou também a exigir cada vez mais esforço físico de todos os pilotos para que fosse possível obter trajectórias limpas e evitar a perda de tempo volta após volta. A luta foi renhida principalmente nos turnos nocturnos e nas primeiras horas de domingo.

Mas o esforço compensou e após 1690 voltas um 10º lugar em 30 equipas, todas muito competitivas, é uma posição muito meritória com destaque ainda para a melhor volta da prova a ser registada pelo Grupo Desportivo!

Por fim um agradecimento especial ao Grupo Desportivo pela participação com a equipa nesta prova.

Por Pedro Santos, 09-06-2014




Anexos:

Classificação Corrida

Classificação Treinos




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos