Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
24 Horas de Batalha
Ambição e expectativa!

Mais uma vez a equipa de Karting do Grupo Desportivo marcou presença, naquela que é a mais conceituada prova de resistência do karting amador nacional, as 24 horas da Batalha!

Este ano o Grupo Desportivo queria ficar na história desta mítica prova com um lugar no Top 5, e a verdade é que a qualidade dos pilotos que iam defender as cores da equipa era mais do que suficiente para justificar tal ambição.

Por razões diversas não houve disponibilidade para a realização dos habituais treinos livres de sexta-feira, e apenas no sábado foi possível sentir o carro e as condições da pista, durante a participação nos treinos cronometrados, que por sinal correram muito bem.

Na qualificação o Grupo Desportivo chegou a deter o 3º posto durante algum tempo, mas a não participação nos treinos livres de sexta-feira deixou a sua marca no ritmo competitivo e acabámos por ficar no 6º posto, uma prestação ainda assim muito positiva face à concorrência, nada mais do que 28 equipas em prova!

Com o resultado obtido nos treinos cronometrados, as expectativas ficaram ainda mais elevadas e o objectivo principal para a corrida passava por conseguir impor um ritmo constante e seguro, por forma a evitar qualquer erro em pista ou penalização fora dela.

Nestas provas, é importante não esquecer que nada se ganha nas primeiras voltas, mas tudo se pode perder por falta de consistência e concentração. A prova é longa e as incidências em pista são mais que muitas e toda a equipa que consiga passar ao lado delas, pode ter uma palavra a dizer em termos de classificação final.

A partida ocorreu a poucos minutos das 13.00h, replicando o início das míticas 24 horas de Le Mans e o calor que se fazia sentir a essa hora deixava bem claro que não ia ser uma prova fácil, em termos de desgaste físico.

Infelizmente a má sorte do Grupo Desportivo nas 24 horas da Batalha parece não ter fim e este ano, logo na 2ª hora de prova, problemas mecânicos ditaram a perda de 10 voltas para a concorrência e a descida ao 26º lugar da classificação.

O objectivo era agora o de recuperar o máximo de tempo possível bem como o maior número de posições, mas para tal deixou de existir margem de erro. Todos os pilotos tinham de dar o máximo em termos de desempenho e concentração o que não iria ser fácil, considerando as 22 horas de prova remanescentes e a moral da equipa que tinha caído de forma abrupta.

A verdade é que o tempo foi passando e no período da noite, madrugada já tinham sido recuperadas várias posições mas com um preço elevado a pagar por todos os pilotos, em termos de desgaste físico e psicológico.

As primeiras horas da manhã foram as mais difíceis, mas todos os pilotos conseguiram manter o ritmo competitivo e a concentração e mesmo nos últimos minutos de prova conseguiram ganhar mais uma posição! No total, foram 14 posições recuperadas, naquela que foi claramente uma corrida de trás para a frente!

No final um 12º lugar muito meritório, face aos acontecimentos verificados logo no inicio da prova, mas com sabor amargo de injustiça, pelo conjunto de pilotos que compunham a equipa do Grupo Desportivo.

Por fim um agradecimento especial ao Grupo Desportivo pela participação com a equipa nesta prova.

Por Pedro Santos, 16-07-2013



Anexos:

Treinos Cronometrados

Corrida Oficial




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos