Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
Campeonato Interno de Mar - 2ª prova
“Boca do Inferno”, “Farol da Guia”, “Cabo Raso” e “Guincho”

Cascais é uma terra de tradições, de história, de lazer e de pesca. Que o digam a sua bela baía marítima, tantas vezes retratada na tela, com os seus barcos tradicionais de pesca.

Para além disso tem uma bonita costa, a inclinar para o Atlântico, onde podemos identificar vários locais muito conhecidos pelos visitantes e pescadores, cujo acesso é determinado por uma marginal que segue sempre muito próxima do mar. “Boca do Inferno”, “Farol da Guia”, “Cabo Raso” e “Guincho”, são referências que apontam para outro majestoso e altaneiro farol, o do “Cabo da Roca”.

Foi em todos estes locais que se desenrolou “esta grande prova” do campeonato de pesca do Grupo Desportivo. Num dia de sequeiro, com muito sol, pouco frio e mar manso, onde os concorrentes foram “meter a minhoca de molho”.
Numa primeira parte muito disputada, para que se encontrasse o melhor lugar na tabela, e numa segunda, como é habitual, destinada a festejar os vitoriosos (e a “afogar” algumas pequenas mágoas), o que é certo é que quando acaba a prova, tanto uns como outros, estão todos contentes pelo salutar convívio e renovação de forças para a semana seguinte.

Pena é que não apareçam novos participantes, pois os veteranos ensinar-lhes-iam a criar boas condições para preparar uma semana de trabalho em cheio.
Em virtude de o mar estar demasiado calmo, tornou-se difícil a captura de peixes “nobres”, Sargos, Robalos, Douradas, tendo comparecido meia dezena de sargos, poucas salemas, tainhas com fartura e, ainda é muito cedo para aparecerem as cavalas de Cascais.

O Carlos Brandão venceu a prova com pontuação destacada, destronando o Artur de seis vitórias seguidas em Campeonatos internos, e colocando-se numa posição muito confortável para ganhar o Campeonato em Peniche, no dia 3 de Março.

O David capturou um belo maior exemplar com 1,260 kg, mas o Silva Duarte, pressentindo a ousadia, “amanda-se” com um reforço de peso da sua tainha anterior, para os 1,300 kg.

Destaca-se aqui também a boa participação do nosso pescador mais velho, o Velez, com 74 anos, que tem vindo a subir os seus resultados, marcando nesta prova a reserva de uma quarta posição, e, a seguir este ritmo, prevê-se que vá “fazer ver” aos mais novos como é.

Por Artur Silva, 15-02-2012





Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos