Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Viagens em Grupo >

imprimir
Corpus Christi em Toledo
de 13 a 16 de Junho

Trujillo, Toledo, Aranjuez, Guadalupe

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica.

Realiza-se na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "festa de guarda", isto é, para os católicos é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canónico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, «para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo». É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

As comemorações do Corpus Christi em Toledo são uma das festas religiosas mais importantes de toda a Península Ibérica.

Será uma viagem por três patrimónios mundiais da Humanidade!

As condições gerais da viagem estão disponíveis na nossa página em http://www.gdbpi.pt/main.asp?id=25&parentid=4&detalheid=2609

Por Direcção Nacional, 11-02-2017

Programa

13 de Junho – Lisboa / Toledo
Saída de Lisboa em direcção a Trujillo, almoço, pequena visita a Trujillo e continuação para Toledo, património mundial da Humanidade. Jantar e alojamento no hotel.

14 de Junho – Toledo / Aranjuez / Toledo
Passeio inteiramente dedicado à cidade de Aranjuez, património mundial da Humanidade. Visita ao Palácio Real, à Casa do Lavrador, ao Museo de Faúas, ao Jardín del Principe, ao Jardín de La Isla e ao Jardín de Paarterre. Almoço e regresso a Toledo. Tempo livre. Jantar no hotel. Visita nocturna a Toledo – «La tradición esotérica y el ocultismo» –, e às 24.00h o fogo-de-artifício.

15 de Junho – Toledo
Desfile de gigantones, a missa no rito moçárabe de Corpus Christi às 10.00h e a Procissão do Santíssimo Corpo de Deus às 11.00h. Almoço livre. Visita a Toledo, objectos de poder e a tradição vísigótica; a casa dos Templários; as Virgens Negras e Brancas, ou quando a Virgem branca é negra; Maria Madalena e a tradição visigótica; El Transparente e o caminho do céu.
Saída para jantar. Alojamento.

16 de Junho – Toledo / Guadalupe / Lisboa
Check-out e saída em direção ao Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe, património mundial da Humanidade (Cáceres). A sua história remonta a 1389, quando o rei João I de Castela outorga um privilégio pelo qual entrega à ordem dos Jerónimos a igreja do santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, lugar no qual fora achada uma imagem da Virgem em finais do século XIII ou princípios do XIV por um camponês de nome Gil Cordero. A imagem estivera séculos atrás junto ao corpo de São Lucas, exposta em Roma e em Sevilha, até que, em 714, em plena invasão muçulmana, a imagem foi escondida junto ao rio Guadalupe, que quer dizer "rio escondido", onde permaneceu até ao seu achado por Gil Cordero.
Almoço livre; regresso a Lisboa.

Realização:
de 13 a 16 de Junho
Inscrição até:
15 de Maio
Ponto de encontro:
Sete Rios, junto da entrada do Jardim Zoológico de Lisboa
Hora:
7.00h
Valor:
498,00 euros
Suplemento de quarto individual: 94,00 euros
Taxa de inscrição: 36 euros

Inscrição inclui:
alojamento em regime de pequeno-almoço, transporte em autocarro, cinco refeições conforme programa, seguro de acidentes pessoais, visitas conforme programa
Inscrição não inclui:
despesas de caracter pessoal
O pagamento poderá ser efectuado em até:
7 (sete) prestações, com início em Fevereiro, duas em Abril e final em Agosto
Recomendações:
faça a inscrição on-line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt.
Para mais informação contacte:
o Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Ponto por Ponto, Rua da Cidade de Espinho, 3-rc 5000-611 Vila Real, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Vila Real, e com o RNAVT n.º 3645
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos