Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Visita a Torres Novas e Entroncamento
Museus, arte e monumentos num dia inesquecível

Uma manhã agradavelmente fresca recebeu-nos para uma visita ao Museu Carlos Reis, onde tivemos oportunidade de (re)ver e admirar as obras do pintor e evocar outras figuras da cultura torrejana, como a escritora Maria Lamas ou a actriz Virgínia, que deu nome ao Cine-Teatro.

Seguidamente visitámos a belíssima Igreja da Misericórdia, após o que nos dirigimos para o castelo, com uma panorâmica de 360º da cidade. Já de regresso, passámos pelo painel evocativo de um herói torrejano, Gil Pais de seu nome, alcaide do castelo e tenaz defensor do mesmo contra as arremetidas mouriscas. A tarambola, junto ao açude, e as carpas terão sido as últimas imagens retidas.

Do almoço, bem servido como é hábito, ao Entroncamento foi um pulinho de tempo, não sem que antes não acontecesse um pequeno desvio a Vargos, para apreciar uma pequena capela, propriedade da Quinta de Vargos, e descobrir uma autêntica vivência comunitária impensável no nosso século: nesse dia procedia-se à limpeza das ruas da aldeia.

Logo de seguida, o Museu Ferroviário recebeu-nos. Pudemos então deleitar-nos com aquele conjunto magnífico de locomotivas.

As restauradas carruagens e respectiva locomotiva do rei D. Luís servirão, mais não fosse, para recordar esta visita.

Por Carlos Rodrigues, 13-08-2014






Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos