Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Quem adivinha o que é um Goraz?
As expedições pelo rio Tejo abrem novos mundos ao mundo!

No passado dia 2 de Junho, lá estavamos, nas margens do Escaroupim, onde 2 anos antes iniciamos uma expedição.

Prometemos repetir e depois do deslize de 2011, com poucos exploradores para esta causa, eis que o barco chegou ao cais para recolher 18 marujos do Grupo Desportivo, tendo a mais nova 14 meses e o mais velho... bem, não se pergunta a idade de um marinheiro!

Decobrimos que o Tejo mudou. Mudaram os bancos de areia, os canais, a flora e principalmente a fauna voadora. Novas espécies apareceram nas várias ilhas que o Tejo banha, nomeadamente a Íbis Negra e o Goraz.

Quem respondeu que Goraz era um peixe acertou em 50%. Também é uma ave (que se apanhasse um goraz-peixe chamava-lhe um figo!).

Pequenos e grandes divertiram-se em 2 excursões - uma da parte da manhã e outra logo depois de almoço - sendo que a participante mais pequenita foi a única a andar ao colo de todos os outros e não enjoou! Valente! (que por acaso é minha filha...).

No final da expedição da manhã, esperou-nos um almoço no restaurante "O Escaroupim", em cima do canal, que serviu de porto de chegada e simultâneamente de encontro com o grupo da tarde.
Sável, lampreia ou carne do alguidar, foram alguns dos petiscos que pudemos provar. Directamente do rio que serviu de pano de fundo!

Levantamos âncoras para o ano?

Por Pedro Ferreira, 11-06-2012




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos