Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cultural > Arquivo de 2018

Concerto Coral no Centro Cultural do Sardoal
A convite do Presidente da Câmara Municipal do Sardoal, o nosso Coro realizou no dia 2 de Dezembro um excelente Concerto Coral no “Auditório Gil Vicente” do Centro Cultural do Sardoal.
 
Don Juan esfaqueado na Avenida da Liberdade
Este Don Juan desconfia do fantasma do Comendador. O fantasma quer que ele lhe aperte a mão. Don Juan pressente que não é boa ideia apertar a mão a um fantasma de uma pessoa que ele próprio matou.
 
Boa noite Mãe
Numa casa de classe média no interior do país, mãe e filha enfrentam uma noite que parece igual a outra qualquer. Ao longo do diálogo, estas duas mulheres vão revelando a sua verdadeira natureza, pondo-nos a par do que foi toda a sua vida até aí.
 
Eu saio na próxima e Você?
A comédia e o musical cruzam-se nas suas vidas, partilhando com o público os seus problemas e desavenças, nas suas diferentes fases
 
XIV Aniversário do Orfeão Portuscale
No próximo dia 24 de Novembro estaremos em Pontevedra, Espanha, para mais uma actuação.
 
Trilho da Água
Quando chegámos, já com o sol a brilhar e a temperatura a subir, admirámos o maravilhoso aglomerado de espigueiros dos séculos XVII e XVIII, bem como o Castelo de Lindoso.
 
Museu da Música Mecânica e Rota dos Vinhos
Um acervo reunido com paciência ao longo de uma vida, a produção de vinho, as adegas e a antiguidade arqueológica.
 
Templo Hindu de Lisboa
Comunidade activa mas discreta, os hindus constituem um exemplo de sucesso da integração entre nós, culminando uma relação de séculos com Portugal.
 
XXVI Encontro anual de Coros Bancários
Vai realizar-se mais um encontro anual de Coros Bancários, o XXVI, patrocinado pelo SBSI,
no Auditório do Colégio S. João de Brito, no dia 3 de Novembro.
 
Por Alfama e Castelo
Este é um percurso que nos leva a conhecer recantos perdidos no espaço e no tempo de muitas histórias, de muitos enredos, de muitas lutas e paixões.
 
Museu da Farmácia e Igreja dos Paulistas
O Museu da Farmácia, um dos espólios mais consistentes entre os museus europeus do género, tem sempre coisas novas.
 
De Xabregas ao Beato
Por belos palácios e conventos se conta a história de Lisboa, cidade em permanente transformação, que abraça o seu presente e resgata o legado do seu passado.
 
Sinagoga de Lisboa
A dispersão do povo judeu pelo mundo, após a destruição do Templo de Jerusalém em 70 d.C., deu origem a um dos mais dramáticos processos de perseguição e exclusão étnica e religiosa da história da humanidade.
 
Passeio «Raul Lino»
Entre outros pontos de interesse, visitaremos: a Casa-Museu Verdades de Faria, no Estoril; a Casa de Santa Maria, em Cascais; e a Casa do Cipreste, em S. Pedro de Sintra.
 
Exposição no Convento de Francos
O Convento situa-se em frente à estação de metro de Francos.
 
De Vilela a Arcos de Valdevez
A Ecovia de Arcos de Valdevez tem uma distância total de 32.711 metros, inicia-se em Jolda de S. Paio e termina em Sistelo
 
Memórias da República
Esta caminhada terá passagem por locais emblemáticos da Implantação da República em Portugal.
 
Nos passos de Bocage
As ruas estreitas de nomes curiosos, os palacetes, igrejas, capelas e curiosidades são importantes testemunhos que vale a pena visitar nesta terra de Bocage e Luísa Todi.
 
Inquérito ao retrato português
«Do tirar polo natural». Exposição temporária, no Museu Nacional de Arte Antiga. Pela primeira vez em Portugal, uma viagem pela arte do retrato!
 
Passeio às salinas de Rio Maior
Foi-nos explicada a razão de existirem estas salinas, a 30 km do mar. A água chega 7 vezes mais salgada que a água do mar.
 
Passeio à Casa dos Candeias
A casa tem um espólio rico em móveis, livros, pratas, faianças, arte sacra… que os actuais proprietários fazem questão de mostrar a quem quer que os visite.
 
Crónica do «Porto – A rota das quintas»
A arte paisagista nas quintas do Norte, as hortas medicinais, do jardim religioso ao jardim profano e a maior diversidade mundial de camélias.
 
Calendário de Visitas Guiadas 2018/2019
O nosso obrigado a todos os que nos têm acompanhado nas visitas guiadas. Desejamos que muitos mais se juntem a nós, esperando por isso que o novo calendário seja do vosso agrado.
 
Trilho da Água
O Trilho da Água é dividido em 3 partes: Zona rural, zona florestal (sobreiros, pinheiro bravo e urzes) e zona de ribeiros (musgos, salgueiro negro, vidoeiro, amieiro e azevinho)
 
Pela Água
Um texto inédito onde o autor explora a situação de encontro entre dois homens de gerações diferentes, amantes da mesma mulher.
 
Gulbenkian Música
Em anexo pode ser consultada a lista de concertos que seleccionámos do programa de música da Gulbenkian 2018-2019.
 
Sexta-feira 13 – Sintra assombrada, ou talvez não!
Nada melhor que uma sexta-feira 13, certo? Assustados? Ou desafiados?
 
Orfeão Portuscale
O Orfeão Portuscale vai marcar presença nos 30 anos do Grupo Coral dos Professores do Porto. O concerto vai ter lugar no Auditório Horácio Marçal, no próximo dia 16 de Junho, pelas 21.30h.
 
São Vicente à Graça
Bairro apertado, de ruelas estreitas, mas com muito para se ver, por lá repousam, em sono eterno, monarcas, políticos e fadistas
 
Reformei-me. E agora?
O Workshop Age Navigator tem como objectivo desafiar alguns dos conceitos comuns sobre o que é a reforma.
 
Casa dos Patudos e Quinta da Lagoalva
Para quem nunca a visitou foi uma agradável surpresa. Para os restantes foi mais uma oportunidade de voltarem a desfrutar do enorme acervo de obras de arte de grande valor e beleza.
 
Aldeias e margens do Rio Ovelha
Ponto culminante é a chegada à Ponte do Arco, de tempos medievais, com um único arco sobre as águas do rio Ovelha.
 
Palácio do Freixo
Mais uma visita cultural, vamos agora visitar e apreciar o Palácio do Freixo e a Quinta Vilar d'Allen.
 
Lisboa vista do rio
É este o passeio que propomos, pretexto para um ângulo quase desconhecido de Lisboa, que reaviva a memória de outros tempos.
 
Percurso Pedestre do Fojo do Lobo
Trata-se de um percurso pedestre circular, que permite desfrutar de amplas panorâmicas sobre o vale do Corgo e as encostas do Alvão e percorrer os campos agrícolas do vale de Samardã.
 
Descobrir a Mouraria
Vamos conhecer a multiculturalidade de Lisboa, para além do seu património, personagens, usos e tradições, civilizações e costumes, curiosidades e histórias.
 
11 Miradouros de Lisboa
Quantos destes conhecem? Quantos de vocês vêm conhecê-los?
 
Cursos de formação artística
Vão decorrer de 1 de Julho até 16 de Setembro as inscrições para os cursos de formação artística, da época de 2018-2019. Os interessados poderão consultar a nossa oferta de cursos de formação artistica e o regulamento, em anexo.
 
Orfeão Portuscale
O espectáculo terá lugar na Igreja Matriz de Árvore, pelas 17.30h.
 
Exposição de trabalhos artísticos
Nesta mostra, vamos poder admirar um conjunto diversificado de trabalhos, o que desde já agradecemos aos professores e aos alunos. Contamos com a sua presença.
 
Concerto Solidário no Lar dos Bancários
O concerto teve a participação de alguns solistas e acompanhamento da pianista Nataliya Kusnyetsova, sob a direcção do maestro José Eugénio Vieira.
 
Sara Freitas é campeã nacional de Danças de Salão
Sara Freitas e Gabriel Costa aconselham à prática da dança desportiva, e para todos aqueles que tentam alcançar um objectivo, deixam a seguinte mensagem: «Só aqueles que desistem é que nunca conseguem.»
 
Passeio à Quinta(-feira)
Você sabia que em Rio Maior, a 30 Km do mar, existem desde o século Xll umas salinas, cuja água é 7 vezes mais salgada que a água do mar?
 
Aldeias e margens do rio Ovelha
O rio Ovelha nasce em Aboadela, na encosta de Pena Suar na serra do Marão. Este curso de água tem aproximadamente 432 km, percorridos entre Amarante e Marco de Canaveses.
 
Ilustre Madre de Deus – motivacional
Os quadradinhos cerâmicos contam uma história fabulosa e de riquíssimo enquadramento do Convento e da Igreja da Madre de Deus.
 
Caminhar – Sesimbra à praia da Ribeira do Cavalo
No final podem aproveitar o resto do dia a petiscar pela vila ou a dar uns mergulhos na baía de Sesimbra
 
Caminhar e brincar em Monsanto
Aberto a todas as crianças a partir dos 4 anos e aos mais graúdos com a mesma energia que os pequenotes.
 
Workshop de feng shui
Organize o quarto do seu filho de acordo com o feng shui, arte milenar chinesa que estuda a forma como a energia flui num espaço. Se esta fluir, as pessoas tendem a sentir-se bem, e os ambientes tornam-se saudáveis.
 
IV Concerto da Primavera
O Coro do Grupo Desportivo estará presente no IV Concerto da Primavera, no dia 19 de Maio, na Academia das Ciências, em Lisboa, pelas 16 horas.
 
Concerto no Convento de Francos
O concerto realiza-se no dia 13 de maio, pelas 16.00h e destina-se a angariar fundos que reverterão para as obras de restauração do Convento de Francos.
 
Convento - Colégio do Bom Sucesso
Visitámos em 24 de Março a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pedrouços, anexa ao Convento do mesmo nome, onde desde há mais de 300 anos residiam as Irmãs Dominicanas Irlandesas
 
Trilho de Lourizela
Lourizela é uma típica aldeia serrana, situada numa encosta da Serra do Caramulo, pertencente à união de freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba.
 
Cemitério do Prado do Repouso
Segunda visita desta nova série de temas de visitas culturais.
Desta vez vamos visitar o Cemitério do Prado do Repouso, o seu historial, com passagem junto de campas de figuras ilustres da cidade.
 
Porto – A rota das Quintas
Quintas, jardins do Norte. Esta viagem que propomos pretende descobrir o que resta da arte paisagista nas quintas do Norte
 
Trilho de Lourizela
Este trilho desenvolve-se nas proximidades da aldeia de Lourizela, situada na União de Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba. Esta aldeia encontra-se recuperada em xisto, mantendo uma autenticidade única na região.
 
Descobrir a história da Rotunda
Estamos de volta com as visitas guiadas temáticas/culturais. Temos uma nova orientação com a Dra. Manuela Cambotas. Vamos iniciar esta nova fase com a descoberta da história da Rotunda.
 
Anta de Adrenunes – Sintra
Aldeia de Penedo, lagoa Azul, estrada da Serra, Sintra
 
Santo Amaro e Junqueira
Poucos saberão que terá sido nas praias da Junqueira – nome dado por tão abundante arbusto aquático – que aportou um barco de galegos que, devotamente, tomaram como oráculo Santo Amaro
 
Orfeão Portuscale
O Orfeão Portuscale, vai participar no Concerto de Páscoa, organizado pela Câmara Municipal de Valongo, Divisão da Cultura, no Santuário Diocesano do Bom Despacho e Mão Poderosa e de Santa Rita, no dia 28 de Março pelas 21.30h.
 
Trilho do Vale Serrano (ANULADO – TRILHO ALAGADO)
Este trilho desenvolve-se na União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão. A paisagem é marcada pela floresta das encostas serranas.
 
Concerto do Coro do Grupo Desportivo
É já no próximo dia 17, pelas 14.30h, que o Grupo Coral do Grupo Desportivo se irá deslocar ao Lar dos Bancários,em Brejos de Azeitão, para aí, com muito gosto, realizar um concerto.
 
Alpiarça e Golegã
Casa dos Patudos. É uma viagem por este cenário de luxo – de pintura, escultura, porcelanas, tapeçarias – que propomos
 
Colégio-Convento do Bom Sucesso
Caro associado, por motivos alheios ao Grupo Desportivo, a visita guiada agendada ao Palácio das Laranjeiras, não foi autorizada, pelo que em substituição lhe propomos uma visita ao Colégio-Convento do Bom Sucesso
 
Alto do Vigia, na Arrábida
O Alto das Necessidades, o nosso ponto de partida, talvez seja a fronteira entre o cru da serra e as povoadas aldeias de Azeitão
 
São Jerónimo de Belém
A zona mais turística de Lisboa esconde segredos que servem apenas para os observadores mais atentos, que, nesta nossa caminhada, irão descobrir o que fica atrás de cada monumento famoso.
 
Calendário Nacional de Caminhadas 2018
Escolha o que mais lhe agradar neste calendário de caminhadas e faça a inscrição on-line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt.
 
Actividade do Coro do Grupo Desportivo
Com organização do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, vai realizar-se na Academia das Ciências, em Lisboa, o IV Concerto da Primavera, no dia 19 de Maio, pelas 16 horas.
 
Caminhadas grátis
Para mim e para todos foi um conjunto de experiências que começaram no Monsanto, floresta quase dentro da cidade de Lisboa, mas desconhecida por muitos.
 
Passadiços do Sistelo
Em Arcos de Valdevez. Esta ecovia tem início em Jolda de São Paio e termina em Sistelo, fim da ecovia. De Vilela a Sistelo são 10 266 metros.
 
Macbeth de William Shakespeare
“É um punhal que eu vejo à minha frente? E o punho, quer a minha mão? Vá, toma-a.” A imaginação perigosa de Macbeth regressa ao palco do São João, depois de uma temporada de sucessivas lotações esgotadas em meados de 2017.
 
Noite Viva
Tudo se desenrola de noite. É uma noite viva onde irrompem acções e emoções inesperadas e perturbadoras. E noite após noite procura-se a estrela que vai guiar o caminho.
 
O Coro no XV Concerto de Reis
Realizou-se no passado dia 13 de Janeiro no Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, o XV Concerto de Reis promovido pelo Sindicato dos Bancários Sul e Ilhas.
 
Hospital de Sant’Anna na Parede
O antigo Sanatório de Sant’Anna, o seu nome original, foi na altura destinado a crianças com tuberculose óssea, daí a sua localização junto ao mar.
 
Pelo Bairro Alto e pela Bica
Para os apressados ou habituados, que não reparam numa Lisboa de bairros típicos, vamos subir e descer o Bairro Alto e a Bica.
 
Miradouro de Santa Eufémia – Sintra
Trata-se de um percurso pedestre circular, com cerca de 12 km e grau de dificuldade 3. Tragam as máquinas fotográficas.
 
Club's do Chiado
Fundados nas tradições inglesas, os club's lisboetas continuam vivos, adaptando-se à vida moderna mas mantendo sempre a sua dose de exclusividade e requinte (e algum mistério).
 
XV Concerto de Reis
Este concerto terá lugar no Museu do Dinheiro (antiga Igreja de S.Julião, junto à Praça do Município), no dia 13 de Janeiro, pelas 16.00h
 

Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos