Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Club's do Chiado
Exclusividade, requinte e algum mistério

Club's……. a simples evocação destes círculos fechados, de difícil acesso e com regras próprias, por vezes estranhas, causa natural curiosidade a muitos, e desconfiança a outros. Fundados nas tradições inglesas, os club's lisboetas continuam vivos, adaptando-se à vida moderna mas mantendo sempre a sua dose de exclusividade e requinte (e algum mistério).

É na zona nobre do Chiado que se concentram os mais importantes club's de Lisboa e é justamente a dois deles, os mais emblemáticos, que propomos a visita.

O Grémio Literário, que teve entre os seus fundadores Alexandre Herculano (Sócio nº 1) e Almeida Garrett, está desde 1875 instalado no palacete do visconde de Loures, redecorado em 1899 num sofisticado gosto romântico. Desenvolve-se hoje, no Grémio, uma ampla actividade cultural (colóquios e conferências, exposições, apresentações de livros) em saudável complemento das actividades de convívio diário dos sócios.

O Turf, que remonta a 1883, desconhecido de muitos, tem também raízes fundas entre as elites portuguesas; é, com certeza, um club mais fechado, apenas para sócios masculinos, mas com acesso pontualmente permitido a mulheres. Nas suas amplas salas respira-se um indesmentível ambiente anglo-saxónico e de alguma nostalgia monárquica, algo antiquado e fora do “nosso tempo”, mas que faz hoje parte essencial da diversidade do mundo moderno…

Por Fátima Pereira, 13-01-2018

Realização:
26 de Janeiro
Inscrição até:
22 de Janeiro
Ponto de encontro:
Grémio Literário na Rua Ivens, n° 37
Hora:
17.00h
Valor:
20 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
15 euros
Inscrição inclui:
entrada nos Club's
Inscrição não inclui:
despesas de carácter pessoal
Recomendações:
faça a inscrição on line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt
Para mais informação contacte:
o Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Grupo Desportivo
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos