Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Leitura >

imprimir
A minha Foz... e eu
Ensaio Bibliográfico de Inácio Sousa

Inácio Marques de Sousa, nasceu a 7 de Fevereiro de 1946. Fez o ensino primário na Escola 85, ao Passeio Alegre entre 1952 e 1956. Começou a trabalhar, com a idade de 10 anos, na Ourivesaria Sousa, na Rua da Senhora da Luz, 353, na Foz do Douro.

Entre os 21 e os 24 anos cumpriu o serviço militar passando pelo RI10 (Aveiro), RAP3 (Figueira da Foz) e RAP2 (Gaia). Começou a estudar (Curso Nocturno) na Escola Comercial e Industrial de Matosinhos e posteriormente na Escola Oliveira Martins.

Em 2 de Janeiro de 1974, entrou para o então Banco Borges & Irmão trabalhando como funcionário bancário durante 30 anos. Neste espaço de tempo frequentou o Instituto de Formação Bancária durante três anos. Casou-se, em Dezembro de 1974, com Maria Manuela Sousa, mudando-se, neste ano, da Foz para Campanhã, onde ainda reside.

Raúl Brandão (1867 – 1930) diz no seu livro «Os Pescadores» (1923): ”A Foz é para mim a Corguinha, o Castelo e o Monte com o rio da Vila a atravessá-lo, e a Rua da Cerca até ao Farol”.

Por vezes não deixa, também, o meu horizonte de ser tão curto quanto é o espaço que Raúl Brandão refere. Nesses momentos de memória, de saudade, A Minha Foz fica apenas pelas ruas da Senhora da Luz, de S. Bartolomeu, da Praia e pelas praias do Ourigo e do Caneiro.

Raúl Brandão diz também na obra citada ”…o que está para lá não existe…”. Mas para mim existe. Os tempos eram outros.

Quando nasci já Raúl Brandão havia falecido há dezasseis anos, mas a Foz, ainda no seu tempo e desde que deixou estas paragens para rumar a Lisboa, não deixou de progredir para se tornar um local atractivo, acolhedor, um local de privilégio..

Este ensaio encontra-se à venda na secretaria do Grupo Desportivo no Porto.

Preço de capa: 10,00 euros
Preço p/ sócios: 7,50 euros

Por Amílcar Ferreira, 31-03-2017




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos