Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Espectáculos >

imprimir
Mariana Pineda
de Federico García Lorca

Margarita Xingu actriz preferida de Garcia Lorca transportou esta obra para a Argentina onde se exilou por incompatibilidade com o regime fascista de Franco que mandou assassinar o poeta.

Aí nessa sua nova pátria representou Mariana Pineda até ao fim da sua carreira. Papel que ficou para a História como o ex libris da actriz.

Portugal assumiu uma posição de vanguarda, comparativamente ao resto da Europa, relativamente à abolição da Pena de Morte. Foi Portugal o primeiro país a adoptá-la sob a forma de lei na reforma penal de 1867. O facto de estarmos a celebrar este ano um acto que nos tornou maiores e ainda hoje nos honra, dá um especial relevo à montagem desta obra de Federico García Lorca.

Mariana Pineda foi levada ao garrote a 26 de Maio de 1831. Tinha 27 anos. Em Portugal, país de tolerância, a partir do reinado de D. Maria I, deixou de vigorar a pena de morte aplicada a mulheres.

O facto de se celebrar este ano em Portugal os 150 anos da abolição da Pena de Morte torna este espectáculo particularmente marcante mormente quando em muitos Estados se fala em rasgar este acto grandioso em que Portugal teve um papel de vanguarda.

Por Pilar Batoréu, 25-10-2017

Programa

Ficha Técnica e Artística
Texto: Federico García Lorca
Encenação: Maria do Céu Guerra
Interpretes: Rita Lello, Mariana Abrunheiro, Adriana Queiroz, Paula Guedes, João Maria Pinto, Ruben Garcia, Sérgio Moras, Adérito Lopes, Sónia Barradas, Samuel Moura, Cláudio Castro, Henrique Abrantes e a estreante Carolina Medeiros
Produção: Inês Costa, Paula Coelho, Rita Soares

Realização:
de 10 de Outubro a 3 de Dezembro
Ponto de encontro:
Teatro A Barraca - Lisboa (Santos)
Hora:
de Quinta-feira a Sábado às 21.30h

ao Domingo às 17.00h
Valor:
15,00 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
Estudantes, Profissionais de Teatro, menores de 25 e maiores de 65 anos, Reformados e Grupos de + de 15 pessoas: 10,00 euros

à Quinta-feira: 10,00 euros (preço único)
Recomendações:
Informações e reservas: telefones 21 396 53 60, 21 396 52 75, 91 334 16 83, 96 879 24 95

M/12 anos
Para mais informação contacte:
O Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Teatro A Barraca - Lisboa (Santos)
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos