Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cursos Formação >

imprimir
"Scrapbooking"
Resumo dos 4 Encontros

"Scrapbooking" é a arte de juntar fotos e recordações num álbum, de uma maneira criativa, e preservar memórias, perpetuando histórias.

Os primeiros registos remontam à Era Vitoriana. O nome scrapbooking tem origem na palavra scrap (recorte) + book (livro, álbum) e leva-nos aos primeiros trabalhos que eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados em páginas de livros, cadernos ou álbuns, com textos a relatarem o momento, uma notícia.

Agora estes textos são bem mais pequenos e acompanham as imagens, o que não existia antigamente. Mas nos nossos dias as fotografias são os principais elementos dos álbuns, é essa a grande diferença entre o passado e o presente, as fotos.

Personalizando cada página de um álbum, fazendo com que os momentos fotografados se tornem ainda mais especiais, estamos a criar uma peça única e personalizada.

Utilizando esta técnica para várias peças, como marcadores de livros, porta-retratos, agendas, calendários, capas de cadernos, cartões, postais, entre outras coisas, criamos um passatempo muito relaxante que nos leva a criar algo que pensamos estar além das nossas capacidades e imaginação.

Normalmente a reacção de quem termina um projecto é: - Espectacular! E eu não tenho jeito nenhum para este tipo de coisas...

Esta actividade é mais que um passatempo e é muito vulgar nos Estados Unidos; Canadá; Inglaterra... e em Portugal já deu os passinhos de bebé e começa a estar bastante divulgado e até há vários clubes, um deles é o nosso encontro no Grupo Desportivo BPI.

A adoração e admiração do papel “estampado” (com brilho, com motivos infantis, juvenis, neutros, vintage, etc.), desperta a curiosidade pela arte e pelos trabalhos possíveis de se fazer, à mão, com muita ou pouca imaginação. Juntando acessórios tipo fitas, tecidos, flores, botões, carimbos, para decorar as fotos e o papel, tudo dá para criarmos algo diferente, enquanto esquecemos tudo o resto à nossa volta.

Agarrei-me a este passatempo como escape para desgastar as energias e conseguir superar os tempos menos bons, e de seguida tive a companhia de uma vizinha que, pelo desgaste da doença da filha, também começou a “vingar-se no papel”.
O certo é que é bem melhor que anti-depressivos.

E esta vontade de mostrar e ensinar tudo aquilo que sabemos, tem trazido muita gente nova a procurar este escape.

Pretendemos ensinar a fazer convites; postais; agendas; álbuns grandes e, pequenos, de férias, de família, de bebés; decorar fotografias e até fazer presentes únicos, com papéis fantásticos!

No primeiro encontro, em 12 de Março, com um grupo bem grande, dos 8 aos 80, mostramos que esta arte é fácil de aprender e é uma maravilhosa terapia, um óptimo calmante...
Após uma breve introdução sobre o scrapbooking, colocamos na mesa, os papéis e acessórios para elaboração do álbum que íamos fazer e a reacção de todos foi “Ai que giro!” o nome que tinha escolhido para o álbum por causa da reacção de quem viu o projecto...
Fizemos um pequeno álbum de raiz, e optamos por fazê-lo em cartão forrado com papel próprio para a arte, para ensinar a bases da cartonagem e decoração.
Os álbuns acabaram por ficar mesmo muito giros, ainda que tenha dado trabalho pois eram muitos os estreantes.
Forramos os cartões, recortamos flores, etiquetas e no final da tarde, todos tinham um álbum fantástico e o melhor de tudo é todos queriam repetir...
Foi assim o 1º encontro de scrapbooking no Grupo Desportivo do BPI.
Eram quase 19.00h quando saímos de lá...
E mais encontros estavam para chegar!

Para não cair na rotina, optamos por realizar projectos alternados.
Um mês, vamos criar um projecto ligado ao scrap, liderado por mim, no mês seguinte, outra arte e o projecto será liderado pela Patrícia.

Para o 2º encontro, do dia 10 de Abril, o projecto foi um centro para colocar velas e fazer velas em casca de ovos.
O cheiro doce das velas rapidamente se espalhou pela sala assim que começamos a derreter a cera e colocar os aromas. Deixou a sala tão agradável...
Ao início parecia mesmo uma aula de culinária. Ovos, ovos, ovos e mais ovos; aventais e luvas, uns aromas fantásticos, corantes.
Estivemos a aprender a conhecer os materiais e os procedimentos e depois lá se começou a derreter a cera.
Enquanto as velas secavam fizemos o centro com umas aplicações em feltro, Brilhantes e muito glitter.
Tal como o primeiro encontro, o 2º teve reacções fantásticas de todas as "meninas".
Estavam mesmo vaidosas com o trabalho que fizeram para a Páscoa.
Todas ficaram convencidas da "facilidade" com que se pode aproveitar algo tão simples como cascas de ovos para criar umas velas aromáticas que encantam em qualquer casa.
E antes de saírem, marcou-se o 3º encontro do Grupo!

E chegou o dia 21 de Maio

Desta vez fizemos um álbum sem recurso a cartonagem mas que ficou fantástico.
Com 4 folhas, fita cola dupla, brilhantes, fitas, criamos um mimo de álbum.
E desta vez tínhamos mais 4 principiantes.
O projecto, em si, demorou muito a fazer, o que demorou mais foi a decoração.
Cada álbum foi um desafio por causa das fotos e da decoração ser toda feita à mão sem recurso a furadores nem máquinas.
O desafio estava aí, saber criar a partir do zero.
Desta vez, como as meninas já estavam mesmo à vontade e passamos o tempo todo às gargalhadas e a contar histórias engraçadas.
Foi casa cheia!
Ainda bem que muitas já sabem "cortar papel" senão ía ser complicado...
E assim, agendamos o 4º encontro para 11 de Junho.

A pedido das meninas, que cada vez mais são adeptas dos trabalhos manuais, agendamos o encontro em Valongo, na loja da Patrícia, "Doce Papel", para verem "com as mãos" o tipo de material que normalmente usamos no scrap.
O projecto, correu muito bem.
Fizemos uma mala sem costurar, de duas formas diferentes.
Para além de giras, são muito práticas e rápidas de fazer.
Era suposto ficar pouco tempo mas, isto é mais forte e passamos a tarde toda, juntas.

O 5º encontro, está agendado para 30 de Julho!.

E adivinhem! Lá vem o scrap, outra vez!

E o que vamos fazer, é um projecto a pedido das meninas...

Ficamos à vossa espera!

Por João Sampaio, 22-06-2011




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos